Se é experiência que o turista quer em um roteiro, Curaçao tem tudo para ser a escolha ideal. Um pedaço do Caribe na América do Sul, com mar azul turquesa, águas quentes e longe da rota dos furacões, a letra C das famosas Ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao), foi colônia Holandesa até 2010 e hoje é um país autônomo que faz parte dos Reinos Baixos, leia-se Holanda.
por Alexandra Mato Ramos, jornalista colaboradora do DT
Com aproximadamente 170 mil habitantes, o país insular abriga entre seus moradores cerca de 55 nacionalidades diferentes em 444 km2 de extensão. O papiamento, a língua oficial, é derivado do português, de línguas africanas e influências do inglês, holandês e espanhol. Para o turista brasileiro pode ser interessante observar seus habitantes conversarem, uma vez que podemos nos surpreender identificando palavras e o inconfundível acento do português falado no Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
A comunicação em Curaçao é fácil e flui com tranquilidade, já que além do papiamento, a maioria absoluta da população é fluente em holandês, inglês e espanhol. A temperatura média é de 28º, podendo ultrapassar os 30º, o que pode ajudar na hora de fazer a mala, já que não é preciso se preocupar com dias frios e o casaco só será preciso para compor o dress code aéreo.
A capital, Willemstad, com sua arquitetura colorida holandesa-caribenha preservada, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. A moeda local é o Florim das Antilhas, mas todos os lugares aceitam Dólar. Atenção a bandeira de cartão. A Visa é aceita na maioria dos comércios da ilha.
Não esqueça:
- Passaporte válido (mínimo 6 meses para expirar);
- Certificado Internacional contra Febre Amarela (Impresso):
- Cartão de Imigração Digital – Processar o cartão a partir de 7 dias antes do embarque no site: www.dicardcuracao.com
- Seguro viagem (não é obrigatório, mas é importante ter)
- Baixar o aplicativo Curaçao Travel Guide que disponibiliza a programação cultural da ilha
Confira nas próximas edições do DIÁRIO dicas de restaurantes, hotéis e passeios em nossa visita a esse paraíso caribenho
*A jornalista Alexandra Mato Ramos viajou a convite do Visit Curaçao com Seguro Europ Assistance