(Edição do DT com agências)
Curitiba, no Paraná, tem se consolidado como um dos principais destinos da região sul do país no segmento de turismo de negócios. Em 2015, a cidade alcançou índices positivos resultantes dos mais de 200 eventos técnicos e científicos sediados na capital. Mais 198 mil turistas passaram por Curitiba em congressos, feiras e encontros de negócios e gastaram cerca de 450 milhões de reais em hotéis, restaurantes, bares e comércio da cidade.
A potência do segmento MICE (Meetings, Incentive, Conferences and Exhibitions) representa 4,32% do PIB nacional e gera cerca de R$209,2 bilhões e uma média de 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados no Brasil. A região sul concentra 15% do mercado deste tipo de evento. O Curitiba, Região e Litoral Convention Bureau (CCVB) , mediante trabalho de pesquisa, planejamento prévio, sensibilização de promotores de eventos, capacitação técnica de empresas ligadas ao setor, entre outras atividades, o CCVB desempenha, hoje, papel fundamental na consolidação da capital como destino de negócios.
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A crescente procura pela capital paranaense para a realização de eventos se dá pela reunião de diversos fatores como: localização geográfica e proximidade com grandes centros, rede hoteleira consolidada, centros de eventos modernos, aeroporto internacional com conhecida estrutura. “Vivemos em uma de grande porte do Brasil e que reúne todas as condições para eventos de diversos perfis. O CCVB busca mostrar isso para o país e apoiar os empresários locais para o aumento do fluxo turístico”, afirma Adonai Aires de Arruda Filho, presidente do CCVB.
Em Curitiba, as perspectivas para 2016 são positivas. “O calendário de eventos de uma cidade é definido com muitos anos de antecedência e é um trabalho contínuo do CCVB. Os eventos de hoje foram captados há alguns anos, e hoje trabalhamos para garantir os do futuro”, comenta Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB.
O CCVB estima que, para 2016, a capital paranaense receba uma média de 200 eventos. Com base nisso, as estimativas indicam a movimentação de mais de 260 mil participantes, cerca de 100 mil turistas e geração de receita acima dos 160 milhões de reais.