Curitiba reposiciona destino como cidade inteligente e amplia recursos para a acessibilidade

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Com estande próprio, a cidade de Curitiba marca presença na 50ª ABAV Expo – evento aberto nesta quarta-feira (27), que espera receber um público de 36 mil profissionais que atuam na intermediação de viagens no País, até a próxima sexta-feira (29). O destino apresenta ao trade ações práticas que inserem a capital paranaense como cidade inteligente.

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT) explica que o uso da tecnologia passa pela inovação, marketing, acessibilidade, sustentabilidade, poder da localidade de se reinventar com criatividade, apenas para citar alguns dos eixos que comanda o redesenho da estratégia do turismo municipal. Curitiba recebe 7 milhões de visitantes/ano e aposta na diversidade de atrativos que combinem atividades para tornar o destino mais abrangente e surpreendente na escolha do viajante.

Turismo inteligente em Curitiba

Para dar envergadura ao uso mais ordenado dos recursos está sendo oficialmente lançado o “Plano Estratégico de Destino Turístico Inteligente”, um dos destaques apresentados ao público nesta edição da ABAV.

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O programa avançará, conforme Turra, nos próximos dois anos, a fim de gerar facilitadores para a atividade turística em Curitiba e “aumentar de forma significativa a experiência do visitante na cidade”, complementa ela. Até 2030 o alcance do referido projeto será ainda maior, com a sedimentação de um ecossistema de turismo inteligente, que contribuirá tanto com a gestão da atividade, quanto com a melhor vivência do visitante que explorará o máximo da localidade.

Tatiana Turra meta é aumentar significativamente a experiência do visitante
Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), diz que meta é aumentar significativamente a experiência do visitante

Inclusão e acessibilidade

Voltado às pessoas com deficiência visual, um kit com os principais atrativos de Curitiba – monumentos e estruturas em áreas públicas ao ar livre, foi montado e é distribuído aos interessados, nos pontos de informação turística da cidade. Turra informa que, desde a virada do semestre, quando foi lançado o conjunto de peças que possibilitam uma experiência tátil durante a visitação guiada, a adesão ao uso do kit tem sido muito positiva.

O “Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023”, reúne espetáculos, na maioria gratuitos, conforme diz a presidente do IMT, que envolvem toda a cidade e acontecem de 22 de novembro próximo a 7 de janeiro de 2024. “Um convite ao visitante para conhecer o destino em toda a sua magia”, considera ela.

Kit de atrativos do destino para uso de visitantes com deficiência visual
Kit de atrativos do destino para uso de visitantes com deficiência visual (Foto: DT)

Por: Cecília Fazzini

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