Com uma ação simbólica que destacou a força da cultura amazônica e a importância da preservação ambiental, o Ministério do Turismo deu início, nesta segunda-feira (10), à programação oficial do estande “Conheça o Brasil”, na Green Zone da COP30, em Belém (PA). A cerimônia contou com a presença do ministro Celso Sabino e da mascote oficial da cúpula, o Curupira — o lendário guardião das florestas brasileiras.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
Sabino chegou à Green Zone a bordo de um dos ônibus do projeto de city tour, criado em parceria com a Escola Nacional de Turismo. Durante o trajeto, foi recebido pela “Bicharada de Juaba”, manifestação cultural tradicional da Vila de Juaba, em Cametá (PA), que celebra a fauna amazônica e a conexão entre natureza, cultura e sustentabilidade.
“A Amazônia é símbolo da força do nosso povo e do compromisso do Brasil com a preservação ambiental. Queremos que cada visitante da COP30 sinta a energia desse bioma e entenda que o turismo sustentável é um caminho eficaz para garantir desenvolvimento e proteção da floresta”, destacou o ministro.
Criado há mais de 50 anos pelo Mestre Zenóbio, o “Cordão da Bicharada” surgiu em 1975 e percorre comunidades ribeirinhas levando mensagens de conscientização sobre a importância da fauna e da preservação ambiental. “A Amazônia não precisa pedir licença pra ser quem é. Aqui, a cultura é viva, e não um espetáculo de estúdio”, afirmou o prefeito de Cametá, Victor Cassiano.
Turismo sustentável em destaque
A abertura marcou o início das atividades do estande “Conheça o Brasil”, que será palco de painéis, ativações e lançamentos voltados ao turismo sustentável, inclusivo e de baixo carbono. O primeiro dia foi dedicado à Amazônia e terminou com uma roda de carimbó — patrimônio cultural imaterial do Brasil — ao pôr do sol, animando o público presente.
O espaço interativo, aberto ao público, conta com estúdio para transmissões ao vivo e gravações de videocast, que será exibido no canal do YouTube do Ministério do Turismo. O programa trará entrevistas e debates sobre os desafios e oportunidades de um turismo conectado à agenda climática global.
O Auditório Carimbó também receberá painéis sobre turismo regenerativo, financiamento climático, justiça ambiental e valorização das comunidades tradicionais.
Ao longo da semana, o ministério lançará produtos estratégicos, como a Trilha Amazônia Atlântica, o Mapeamento do Turismo em Comunidades Indígenas, a série “Pelos Rios da Amazônia” e o Plano de Adaptação Climática do Turismo.
Catálogo de Experiências Turísticas
Para guiar os visitantes por uma jornada pelo país, o MTur lançou o Catálogo de Experiências Turísticas “Conheça o Brasil – Edição Especial COP30”, disponível em português e inglês nas InfoZones de Belém e no estande do ministério na Green Zone.
A publicação reúne mais de 100 experiências turísticas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, reforçando os pilares da COP30: conservação ambiental, justiça climática e sustentabilidade.
Veja o catálogo completo clicando aqui.
Curupira: o guardião da floresta
Escolhido como mascote oficial da COP30, o Curupira simboliza a proteção da Amazônia e a força das lendas brasileiras. Desde sua chegada a Belém, em 5 de novembro, ele tem cumprido uma agenda repleta de atividades, incluindo visitas ao Aeroporto Internacional de Belém e ao Porto de Outeiro, onde estão atracados os cruzeiros MSC Seaview e Costa Diadema, que servirão de hospedagem durante o evento.
Agora, o personagem participa das ações do estande do Ministério do Turismo, reforçando a mensagem central da COP30: um futuro sustentável para o planeta depende do respeito às florestas e da valorização das comunidades que vivem nelas.
Confira o que vai rolar na terça-feira (11) no estande do MTur clicando aqui.





