Esse negócio de vocação é coisa séria. Algumas pessoas nascem para um objetivo e não têm obstáculos, amigos, ou tempo ruim que as façam mudar o alvo. Marcela Ohana é de quem falo aqui. Seu avô transferiu a seu pai a arte da alfaiataria e ela, em 2009, abandonou a carreira de advogada para tocar o negócio do pai empreendedor.
por Paulo Atzingen*
Publicado em 17 de maio (RETRÔ 2023)
“O meu pai, Salvador Ohana, começou em Belo Horizonte com três funcionários. Empreendedor que era, fechou seu primeiro grande contrato com o Banco do Estado de Minas Gerais, o BEMGE e depois com a Localiza, ambas empresas genuinamente mineiras. Foram 28 anos vestindo os funcionários da Localiza”, conta Marcela Ohana durante o almoço de apresentação da linha Hotel Collection, uma coleção de uniformes profissionais voltada para o setor de hotelaria.
Durante o almoço nesta terça-feira (16), Marcela conta que a Dash Uniformes está no mercado há 36 anos e atua especialmente no mercado corporativo. “Atendemos empresas de todo o país. Algumas pessoas físicas, mas majoritariamente empresas que querem vestir seu colaboradores, elaborar um dress code alinhado com valores e propósitos das marcas”, adianta.
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Sua vinda a São Paulo desta vez é para lançar a primeira coleção temática específica para a área de hotelaria. Marcela veio acompanhada de Camila Oliveira Amaral, analista de estilo e Lucas Páez, PR e responsável pelo marketing.
Staff de acordo com a marca
“Acreditamos muito que devemos fazer as coisas com amor e que elas devam dialogar com a razão de ser da empresa. A gente leva essa ideia para os hotéis brasileiros que a gente atende. Empresas que tenham como visão colocar seus funcionários, o seu staff de acordo com as marcas. Essa é a primeira coleção que a gente apresenta, apesar da gente já atender grandes empresas e hotéis do Brasil inteiro.
Atendendo hoje mais de 300 empresas de variados ramos por meio da sua loja virtual, Marcela explica que a Dash Hotel Collection quer agregar valor à indústria hoteleira e de serviços, além de valorizar o ambiente. Hoje já tem ótimos contratos com hotéis como Fasano-BH, Renaissance-SP, Copacabana Palace-Rio e Lagheto-RS.
Tipo de linguagem
Como tem origem em uma família profundamente ligada à roupas e moda, Marcela acredita que a vestimenta é uma extensão do próprio corpo, é um tipo de linguagem:
“O jeito que a gente se porta e se conecta com o mundo é muito importante. Seja você um prestador de serviços, um diretor de empresa, a forma que a gente se veste para o mundo diz muito a nosso respeito. A gente trabalha com a essência das pessoas”, analisa.
Sustentabilidade
Perguntei a Marcela sobre se o mundo dos tecidos também obedece esses critérios de denominação de origem (de materiais) e se a sua Dash tinha princípios de sustentabilidade.
Ela disse que sim, mas acrescentou muito mais:
“Quando a gente fala de sustentabilidade hoje, principalmente na cadeia de moda, a gente não fala só sobre o tecido, mas sim como essa peça foi confeccionada, como essa peça vai ser descartada depois de seu ciclo. Temos um projeto que chama: Recicle seu uniforme velho.
Esse projeto, explica Marcela, recebe peças do Brasil inteiro (de clientes e não clientes) e fazemos doações para instituições, ongs que conseguem trazer um novo significado para essa roupa.
A Dash apoia hoje 15 instituições que por sua vez apoiam projetos de moradores de rua, casas de repouso, creches, albergues etc. “A gente acredita na sustentabilidade como um todo. “Eu acredito que a roupa cumpre uma função social, então a gente consegue pegar uma roupa que não está sendo mais utilizada e transformá-la em uma roupa de criança, tirando a logomarca. Ela serve para alguém que está em situação de vulnerabilidade”, revela.
Hotel Collection
A Dash Hotel Collection é uma coleção voltada para o setor de hotelaria.
Criada com um conceito de levar para o público uma coleção completa, onde o cliente poderá comprar de uma só vez o uniforme para todos os cargos do hotel pela loja virtual, Marcela Ohana explica que a coleção vem dividida em 4 grandes temas: Praia, Navy, Urbano e Clássico.
Serão disponibilizadas mais de 50 peças diferentes entre elas opções para recepção, camareiras, portaria, piscina, governança e manutenção, todas voltadas para as funções da hotelaria. São destaque novas cores e texturas específicas para cada tipo de hotel, com tecidos adequados para cada localidade e função.
“Com a nossa experiência de atender hotéis em todo país, vimos a necessidade de fazer uma entrega completa para os clientes, com uma coleção pronta de ponta a ponta para os hoteis – da portaria ao atendimento, peças com design, funcionalidade e conforto” explica Marcela. E o melhor, tudo disponível no digital, com reposição de peças garantidas e sem pedido mínimo – o que amplia a possibilidade de compra dos clientes pequenos e médios.
A Dash espera um incremento de vendas da ordem de 30% com a nova coleção. Os hotéis hoje já representam cerca de 20% da clientela da marca, que espera um faturamento em 2023 de 15 milhões.
Além de opções prontas, a Dash cria projetos exclusivos e personalizados para a hotelaria levando em conta aspectos como branding e conceito da marca.
“Não tem sido apenas a retomada do turismo pós pandemia que aqueceu o setor. Hotéis e pousadas estão investindo cada vez mais na experiência do cliente. A imagem passa muito de sua comunicação e conceito e o uniforme é parte importante nesse processo”, afirma Marcela Ohana.
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*Com o apoio de Simone Barros e Geovana Fraga (transcrição de áudio)