O turismo ganhou protagonismo na “Declaração do Rio de Janeiro”, assinada neste domingo (6) pelos países-membros do BRICS durante a cúpula realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. O documento celebra o reconhecimento do potencial turístico do bloco e abre caminho para novas oportunidades com a expansão do BRICS em 2024.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*
O Ministério do Turismo comemorou os avanços, destacando perspectivas promissoras para o setor, com mais integração, mais viagens entre os países-membros e ações conjuntas voltadas a um turismo sustentável, inovador e transformador.
Entre os principais pontos, está o fortalecimento das estratégias de Turismo Regional, focadas na criação de sinergias e na valorização das complementaridades entre os Estados-membros. O documento também prioriza iniciativas de Turismo Sustentável, Resiliente e Regenerativo, visando combater desafios comuns, promover a conservação ambiental e ampliar a inclusão social.
Outro avanço destacado foi a formulação de diretrizes para o turismo de nômades digitais. O grupo reconhece esse público como um catalisador do desenvolvimento local e do intercâmbio cultural entre os países do bloco.
“A atuação do Brasil junto aos países do BRICS reflete nossa visão de futuro para o turismo: mais sustentável, inovador e integrado. Estamos comprometidos em transformar o setor em uma ferramenta poderosa de desenvolvimento econômico, inclusão social e proteção ambiental”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A declaração também reafirma o compromisso do BRICS com a cooperação internacional, com foco na inovação e no papel estratégico do turismo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU.
A próxima etapa será a implementação das ações aprovadas. O Brasil liderará a construção de políticas públicas alinhadas à nova dinâmica global do turismo.
Histórico de avanços
Durante 2024, o MTur do Brasil promoveu encontros com líderes do setor dos 11 países do BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Um dos marcos foi a Reunião de Ministros do Turismo, realizada em Brasília em 12 de maio, que resultou na “Declaração do Cerrado” — um documento que reforça o compromisso do grupo com um turismo mais sustentável, regenerativo e inclusivo. O nome homenageia o Cerrado, vegetação símbolo de Brasília e o segundo maior bioma da América do Sul.
Mais turistas no Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro, sede da cúpula do BRICS nos dias 6 e 7 de julho, registrou aumento expressivo no número de visitantes vindos dos países do bloco. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, entre janeiro e abril de 2025, a capital recebeu 11,9 mil turistas dessas nacionalidades — um crescimento de 54,6% em relação aos 7,7 mil registrados no mesmo período de 2024.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur