A Fast Company, marca global em notícias sobre o futuro dos negócios, inovação, tecnologia e liderança, divulgou a lista de 2025 das Empresas Mais Inovadoras do Mundo e garantiu à Delta a posição de número 3 na categoria Responsabilidade Social Corporativa, destacando seus esforços tangíveis na expansão do combustível de aviação sustentável (SAF).
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a Delta – que figura pela quinta vez na lista e é a única companhia aérea no ranking –, é precedida por Cisco e Land O’Lakes no top 3. Essas empresas foram reconhecidas, respectivamente, pela criação de um sistema que manteve a energia elétrica na Ucrânia e pelo desenvolvimento de um sistema que elimina automaticamente o desperdício de alimentos, vendendo-os ou doando-os antes do vencimento. A quarta colocação ficou com o grupo de hotéis e resorts Six Senses e, a quinta, com a Nch’ḵay Development Corporation.
“Estamos no ano do nosso centenário e mais focados do que nunca em inovar para um futuro de viagens mais sustentável”, compartilhou a diretora executiva de Sustentabilidade da Delta, Amelia DeLuca. “Este é um tema importante para os negócios, para nossos funcionários e para o planeta, e esse reconhecimento é um reflexo direto do trabalho árduo dos funcionários em toda a nossa empresa, que são o diferencial da Delta em nosso caminho para emissões zero até 2050”.
Combustível de Aviação Sustentável (SAF): fundamental no trabalho de descarbonização da Delta
“Mudanças significativas não acontecem do dia para a noite”, disse a diretora de SAF, Charlotte Lollar. “Mas as decisões e ações que tomamos hoje são vitais para garantir o futuro das viagens aéreas. O SAF é uma tecnologia relativamente nova e uma das alavancas mais importantes disponíveis atualmente para descarbonizar a aviação em curto e médio prazos. É por isso que estamos trabalhando em todo o setor e além dele para ampliá-lo”.
Os esforços de liderança da Delta no setor para promover a colaboração e construir coalizões a fim de avançar a produção de SAF para todas as companhias aéreas incluem:
- Assinatura de acordos com vários produtores de SAF para adquirir milhões de galões para cumprir a meta da Delta de usar 10% desse combustível até o final de 2030.
- Fundar e liderar a Americans for Clean Aviation Fuels (ACAF), uma coalizão federal diversificada para aproveitar o poder econômico do SAF.
- Ser um parceiro âncora no Minnesota SAF Hub. Pioneiro em seu tipo, o Minnesota SAF Hub foi lançado em agosto de 2023 com o compromisso de implementar uma ambiciosa estratégia compartilhada para descarbonizar agressivamente o setor de aviação, aumentando a produção de SAF e substituindo o combustível de aviação convencional.
Outras iniciativas que contribuíram para a posição da Delta na lista das Empresas Mais Inovadoras da Fast Company incluem o trabalho de descarbonização da companhia para reduzir o consumo de combustível e seu foco em inovação.
Em 2024, o Conselho de Carbono interempresarial da Delta trabalhou em todas as divisões e equipes importantes para implementar métricas e ações de rastreamento na linha de frente que pouparam mais de 44 milhões de galões de combustível* para a companhia, o que equivale a uma economia de mais de US$ 100 milhões em combustível.
Além disso, a Delta está com parcerias inovadoras para promover o caminho rumo às emissões zero por meio de seu Sustainable Skies Lab (Laboratório Sustentável para os Céus, em tradução livre). No início deste ano, a companhia anunciou uma parceria de inovação mais profunda com a Airbus para avançar as tecnologias de aviação de próxima geração para revolucionar o futuro dos voos.
A Delta e a Airbus também estão fazendo parceria com o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta (ATL) e a Plug Power para explorar a infraestrutura aeroportuária e os requisitos operacionais necessários para iniciar com segurança a utilização do combustível de hidrogênio, bem como avaliar a viabilidade do futuro abastecimento de hidrogênio no aeroporto mais movimentado do mundo.
As informações em português também estão aqui. E, para ficar a par de todas as novidades da Delta, clique aqui.
*Relativo ao que a Delta teria usado se não tivesse realizado nenhum esforço de eficiência de combustível, sem incluir a renovação da frota.