“Destino 7 estrelas”: Madri investe em turismo de compras e mira em viajante brasileiro

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Madri é o terceiro país da Europa em turismo de compras de luxo

“Madrid Destino 7 Estrellas. La Mejor Tienda del mundo” – em tradução livre: “Madrid, Destino 7 Estrelas. A melhor loja do mundo” – foi o tema do evento ocorrido no Hotel Tivoli Mofarrej São Paulo, nesta quinta-feira (17).

A recepção foi realizada pela Comunidade de Madrid, Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços de Madrid e pelo Ministério da Economia, Indústria e Competitividade da Espanha (Plano Integral de Apoio à Competitividade do Comércio de Revenda da Espanha).

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Essa é a 8ª edição do “Madri, Destino 7 Estrelas”, criado para promover o site e o aplicativo de vendas online com 300 comércios de luxo inseridos. Pela terceira vez em São Paulo, já passou por duas edições presenciais no Rio de Janeiro. As demais ocorreram de modo online por conta da pandemia da Covid-19.

Francisco Luis Arturo Orjales Farto de la Veja, diretor comercial de EXPOTRADE Colaboradora Oficial no Brasil da Câmara Oficial de Comércio, Indústria y Serviços de Madrid, foi o mestre de cerimônias do evento.

Também estiveram na abertura da cerimônia o Cônsul Geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén, assim como Óscar Almendros Bonis, diretor do Escritório de Turismo da Espanha em São Paulo.

Miguel Gómez de Aranda y Villén (Cônsul Geral da Espanha em São Paulo) (Foto MEA)

Destino de compras

Foram apresentados aos presentes o site Travel Safe Spain, que contêm informações completas para entrar e viajar pela Espanha de modo geral; o Renfe, ideal para ajudar o turista a transitar de trem por toda o país; o Saborea Espanha, com produtos, receitas e rotas gastronômicas. Além destes, o Turespaña + Netflix faz um tour turístico por pontos onde houve gravações de séries e filmes e criações de figurinos.

Óscar Almendros Bonis ressaltou pesquisas animadoras, como o fato da ocupação hoteleira do verão 2022 já ser maior do que a do verão de 2019. Até o momento, está em 70% da ocupação total. “Já houve uma recuperação de 97% do número de passageiros em outubro de 2022 em relação ao ano de 2019. Isso equivale a 208,2 milhões de viajantes de Janeiro a Outubro de 2022”, relata.

Entre as companhia aéreas, há voos do Brasil para Madri da Latam, saindo de São Paulo, da Iberia, saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro, e Air Europa com embarque em São Paulo e Salvador.

Arte e gastronomia como pontos fortes

Vale dizer que Madri, assim como toda a Espanha, oferece muita arte. O destino é o 4° em lugares que têm patrimônios da humanidade. Contém 15 cidades em si que são denominadas patrimônios, assim como castelos, palácios, museus. 

A gastronomia também é outro ponto forte, com chefs célebres e restaurantes com estrelas no guia Michelin, entre outros tantos como os melhores do mundo. Além disso, é o segundo país do mundo em volume de exportação de vinhos, tendo 36 roteiros de vinhos.

Além da gastronomia e dos roteiros dos vinhos, há hotéis de luxo nas vinícolas, muita natureza. Entre os atrativos muito procurados há Pueblos blancos, praias azuis, Caminho de Santiago de Compostela, ilhas e costas (8 mil km), eventos esportivos (futebol, tênis, golf e esqui) e shoppings, estilistas criativos, fashion week.

Óscar Almendros Bonis (Diretor do Escritório de Turismo da Espanha em São Paulo fez uma apresentação do destino). (Foto MEA)

Atrativos para todos os gostos em Madri

Segundo Miguel Bufalá, coordenador do departamento internacional da Câmara Oficial de Comercio, Indústria e Serviços de Madri, a capital espanhola só perde para Paris e Londres como destino de compras de luxo na Europa. O app do Madrid Shops e Tax Free, por exemplo, está disponível em 5 idiomas para atingir grande número de interessados.

A cadeia hoteleira internacional tem crescido em Madri e em toda a Espanha, de acordo com os palestrantes. A capital por si só oferece: 100 museus, 200 teatros, festivais e exposições, 600 edifícios declarado patrimônio artístico e mais de 2000 monumentos.

Em relação à vida noturna, há inúmeras opções. Como o Moncloa, Arguélles, Praça de Alonso Martines-Bilbao, Huertas- Praça Santa Ana, Paseo de La Castellana – Av. de Brasil, Chueca, Lavapiés, La Latina – Cava Baja, Malasaña e o bairro de Salamanca. Já para o lazer em família há mais de 14 parques temáticos.

Bufará também destacou que 73 mil brasileiros visitam Madri até agosto de 2022, gastando em média 148 euros por dia. O motivo que mais leva os brasileiros a Madri é a gastronomia, cultura, vida noturna e os shoppings centers de luxo. “Até setembro de 2022 foram 4,5 milhões de turistas estrangeiros a visitar Madri. A cada 4 turistas estrangeiro, 3 são do continente americano. Portanto, o Brasil é muito importante para nós”, conclui o executivo.

Miguel Bufalá, (coordenador do departamento internacional da Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços de Madrid). (Foto MEA)

Curiosamente, agora Madri funciona como qualquer outra cidade no mundo. Não segue mais a famosa siesta (cochilada após o almoço), o comércio não fecha mais para a refeição do meio do dia e também não exige mais um valor mínimo de compras, podendo-se gastar qualquer quantia.

O plano de ação de Madrid como referência internacional para o turismo de compras em 2022 inclui eventos na China, Dinamarca, Noruega, Brasil, México e Estados Unidos da América.

Reportagem Mary Ellen Aquino – Edição Clara Ribeiro

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