Destinos gaúchos investem na atração de produções cinematográficas

Continua depois da publicidade

Desde o final de novembro, um comitê gestor coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) tem se reunido para colocar em prática as metas estabelecidas para a criação de uma Comissão de Filmes estadual.

A ideia é dar visibilidade a cenários regionais por meio de produções audiovisuais para atrair mais visitantes ao Rio Grande do Sul.

O MTur disponibiliza em seu site uma cartilha que explica o tema turismo cinematográfico. De acordo com um estudo do MTur, a adoção de políticas públicas integradas entre as produções de cinema e o turismo reforçam a divulgação do país.

Veja também as mais lidas do DT

A agência vai facilitar a pesquisa de produtores cinematográficos do Brasil e do mundo que busquem locações (cenários reais) para rodar filmes e séries de televisão, por meio de um banco de dados que inclua informações sobre geografia, cultura e etnias presentes nos municípios gaúchos. 

A cidade de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, por exemplo, onde foi filmada a série A Casa Das Sete Mulheres (2003), duplicou a quantidade de pousadas nos primeiros anos e recebeu uma série de benfeitorias e investimentos em estrutura na cidade, graças à demanda de turistas.

Segundo informações da ADGI, o portfólio gaúcho será dividido em nove regiões de acordo com características turísticas e culturais.

No catálogo, além de informações técnicas, ainda haverá imagens dos destinos, levantamento de custos para realizações no estado (como alimentação, contratação de profissionais) e nomes de pessoas ligadas ao setor audiovisual. 

Um exemplo de país latino-americano que tem se desenvolvido graças ao trabalho de uma film commission é a Colômbia, que faturou US$ 50 milhões servindo de cenário para produções de cinema naquele país.

MVB

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade