Desde o final de novembro, um comitê gestor coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) tem se reunido para colocar em prática as metas estabelecidas para a criação de uma Comissão de Filmes estadual.
A ideia é dar visibilidade a cenários regionais por meio de produções audiovisuais para atrair mais visitantes ao Rio Grande do Sul.
O MTur disponibiliza em seu site uma cartilha que explica o tema turismo cinematográfico. De acordo com um estudo do MTur, a adoção de políticas públicas integradas entre as produções de cinema e o turismo reforçam a divulgação do país.
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A agência vai facilitar a pesquisa de produtores cinematográficos do Brasil e do mundo que busquem locações (cenários reais) para rodar filmes e séries de televisão, por meio de um banco de dados que inclua informações sobre geografia, cultura e etnias presentes nos municípios gaúchos.
A cidade de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, por exemplo, onde foi filmada a série A Casa Das Sete Mulheres (2003), duplicou a quantidade de pousadas nos primeiros anos e recebeu uma série de benfeitorias e investimentos em estrutura na cidade, graças à demanda de turistas.
Segundo informações da ADGI, o portfólio gaúcho será dividido em nove regiões de acordo com características turísticas e culturais.
No catálogo, além de informações técnicas, ainda haverá imagens dos destinos, levantamento de custos para realizações no estado (como alimentação, contratação de profissionais) e nomes de pessoas ligadas ao setor audiovisual.
Um exemplo de país latino-americano que tem se desenvolvido graças ao trabalho de uma film commission é a Colômbia, que faturou US$ 50 milhões servindo de cenário para produções de cinema naquele país.
MVB