Pioneiros na região, os hotéis oferecem atendimento especializado e inclusivo para hóspedes com autismo
Dez hotéis da Accor, líder mundial em hospitalidade, na região Sul do Brasil receberam a certificação Selo Amigo Autista, um reconhecimento que atesta a capacitação de suas equipes para proporcionar um atendimento especializado e acolhedor a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta certificação posiciona os hotéis como exemplos de boas práticas na promoção de um turismo mais inclusivo, alinhado ao compromisso da rede com a agenda de responsabilidade social, essencial para o setor de hospitalidade.
A certificação abrange hotéis em todos os três estados da região Sul, com destaque para as cidades de Curitiba, Maringá e Porto Alegre, onde a Accor se torna a primeira rede hoteleira a certificar unidades. Os hotéis certificados incluem: ibis Styles Curitiba Centro Cívico, ibis Curitiba Batel, ibis Curitiba Shopping, Mercure Curitiba Batel, Mercure Curitiba Golden, Mercure Curitiba Sete de Setembro, ibis Maringá, ibis Foz do Iguaçu, Mercure Florianópolis e Novotel Porto Alegre Três Figueiras.
Veja também as mais lidas do DT
O Selo Amigo Autista é resultado de um programa de capacitação que envolveu mais de 85% dos colaboradores dessas unidades, que receberam treinamento específico para proporcionar um atendimento mais sensível e eficiente para pessoas com autismo e suas famílias. Como parte da certificação, cada hotel recebeu materiais de sinalização, como placas de atendimento prioritário e “Amigo Autista”, além de bottons para os colaboradores capacitados. Outros itens, como cordões, pulseiras e fones abafadores de sons, foram introduzidos para facilitar a identificação e proporcionar maior conforto aos hóspedes com TEA.
Fernando Viriato, Vice-Presidente Sênior de Talento & Cultura Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, comenta a iniciativa. “Estamos muitos felizes por mais esse passo em prol da inclusão e criação de ambientes acolhedores para todos os hóspedes. Sabemos que as adaptações físicas e equipamentos adequados, são necessários, mas queremos reforçar que sozinhos esses itens não garantirão a experiência que desejamos entregar. São as iniciativas comportamentais que nossos colaboradores realizam em seus hotéis, com a abertura real para a acessibilidade e inclusão que nos levarão ao patamar que desejamos chegar: Fazer da acessibilidade a norma!”
Essa conquista também representa um marco importante para o mercado de turismo da região Sul. Em Curitiba, Porto Alegre e Maringá, a certificação pioneira coloca os hotéis na vanguarda da inclusão social e abre caminho para outras empresas do setor seguirem o exemplo.