Durante o ano todo pouco mais de 25 milhões de turistas visitaram o Japão, conforme indica matéria da Reuters
REDAÇÃO DO DIÁRIO
O Japão recebeu um número recorde de visitantes em dezembro. Isso é o que indicam os dados oficiais divulgados na última quarta-feira (17). Com isso, o país asiático encerrou um ano de rápida recuperação da pandemia de covid-19.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com reportagem da Reuters, número de visitantes estrangeiros a negócios e lazer aumentou para 2,73 milhões no mês passado, de 2,44 milhões em novembro, mostraram dados da Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO).
Foi o maior número de turistas de sempre no mês de dezembro e cerca de 8% superior ao nível pré-pandemia observado em 2019.
Durante todo o ano de 2023, pouco mais de 25 milhões de visitantes chegaram ao Japão, conforme informou a agência.
O turismo no Japão foi praticamente interrompido durante mais de dois anos durante a pandemia, quando o país implementou alguns dos controlos fronteiriços mais rigorosos do mundo. Mas as chegadas recuperaram rapidamente depois de o governo ter retomado as viagens sem visto para muitos países em outubro de 2022.
As chegadas ultrapassaram os 2 milhões todos os meses desde junho do ano passado, impulsionadas por um enfraquecimento do iene que torna o Japão mais barato em comparação com outros destinos.
Os visitantes este ano provavelmente quebrarão o recorde de 31,9 milhões de 2019, mas os gastos turísticos no ano passado já podem ter atingido a meta do governo de 5 trilhões de ienes (33,81 bilhões de dólares), disse Teppei Kawanishi, gerente geral da consultoria da indústria de viagens mov Honichi Lab.
O gasto médio por visitante é cerca de 30% maior do que antes da pandemia, impulsionado em parte por viajantes recorrentes de Taiwan, Hong Kong e outras partes da Ásia, disse Kawanishi.
“Os níveis de gastos são muito elevados hoje em dia”, acrescentou.
Dezembro registrou chegadas recordes em qualquer mês entre pessoas de Hong Kong, Cingapura e Austrália, disse o JNTO.
Isto está a ajudar a compensar a lenta recuperação dos visitantes da China continental, que representaram quase um terço de todos os visitantes e 40% de todos os gastos turísticos no Japão em 2019. O número de viajantes chineses em Dezembro ainda era 56% inferior ao anterior. níveis de pandemia.
O turismo receptivo tornou-se uma parte fundamental da recuperação económica do Japão, mas uma grave escassez de trabalhadores está a prejudicar a capacidade do sector de acompanhar a procura.
“A indústria não consegue lidar com isso”, disse Wanping Aw, diretor-gerente da agência de viagens boutique TokudAw, especializada em passeios de carro particular no Japão. “Pessoal experiente está esgotado e sobrecarregado e não tem tempo para treinar pessoal.”