O Dia das Mães é uma data importante na economia Paulista. Centro de Inteligência da Economia do Turismo estima R$ 900 milhões a mais comparado a um fim de semana comum.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Estimativa considera o aumento das reservas em bares e restaurantes, o movimento nas estradas com deslocamentos de proximidade e a compra de pacotes de viagem como presente
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Um levantamento realizado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP), revelou uma expectativa de aumento de visitantes em 75% das cidades turísticas que responderam a pesquisa. Isso significa R$ 900 milhões a mais que em um fim de semana comum.
Se consideramos toda a cadeia do turismo, a demanda do Dia das Mães movimenta especialmente bares e restaurantes, destinos de proximidade, no interior e litoral do estado, e a compra de pacotes de viagem como presente, o que aparece entre as operadoras de turismo que atuam no estado. O Dia das Mães também é a segunda data mais movimentada do ano no varejo, ficando atrás apenas do Natal.
“Estou certo de que oferecer experiências ligadas ao turismo está entre os melhores presentes que podemos oferecer. São Paulo certamente tem algo especial em seus destinos, o que inclui a gastronomia, para todos os perfis de mães”, afirma o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena. Brotas espera um aumento de 70% no fluxo de turistas; Itu, 46%, e Barretos, um acréscimo de 20% em relação ao um fim de semana comum.
Os municípios turísticos que registraram a maior expectativa de aumento foram Paulo de Faria e Sete Barras, cerca de 80%. Paulo de Faria, no extremo norte de SP, é banhado pelos rios Grande e Turvo, na divisa com o Triângulo Mineiro; e Sete Barras, no sul do estado, é um importante refúgio da vida selvagem, com cachoeiras e Mata Atlântica preservada.