O Dia Nacional do Samba é festejado no Brasil no dia 02 de dezembro como uma homenagem ao compositor Ary Barroso.
A escolha da data foi uma iniciativa de um vereador baiano para marcar a primeira vez que o compositor esteve na Bahia, na década de 40, e se tornou uma celebração nacional. Para as comemorações deste sábado, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento sobre o legado musical deixado por Ary Barroso, que morreu em fevereiro de 1964.
Ary Barroso tem 557 obras musicais e 37 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva da música. O destaque do estudo do Ecad foi “Aquarela do Brasil”. A canção lidera o ranking das mais tocadas do compositor no Brasil nos últimos 10 anos e foi a mais regravada de sua autoria.
Veja também as mais lidas do DT
Outra curiosidade foram os cinco intérpretes que mais gravaram as músicas de autoria de Ary Barroso. Em ordem, o top 5 ficou com João Gilberto em primeiro lugar, com Elizeth Cardoso em segundo, Silvio Caldas na terceira colocação, Chico Viola em quarto e Gal Costa e Carmem Miranda empatadas em quinto lugar.
Os herdeiros de Ary Barroso têm direito a receber os rendimentos por suas canções por 70 anos após a sua morte (ou de autores parceiros, no caso de músicas feitas em parcerias), como determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98).
Ranking das músicas de autoria de Ary Barroso mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Música ao vivo, Casas de Festas e Diversão, Sonorização Ambiental, Carnaval e Festa Junina)