Segundo o Fórum Internacional de Alimentação, em 2020 o hambúrguer foi o prato mais difundido no Brasil, ultrapassando a pizza. Foram feitos 26 milhões de pedidos de hambúrgueres pelo iFood, contra 21 milhões de pedidos de pizzas.
Hoje, 28 de maio é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer. Você já comeu o seu hoje?
REDAÇÃO E EDIÇÃO DO DIÁRIO
O hambúrguer é um dos pratos mais consumidos no mundo em sua versão original, feito com carne e foi popularizado graças à cultura pop norte-americana. Foi nos Estados Unidos que ele ganhou caráter de refeição completa e que o seu consumo foi difundido em redes de fast-food. O DIÁRIO apresenta aqui um resumo de sua história, com a colaboração do Colégio Maristas, que enviou o estudo:
Confira algumas curiosidades sobre o hambúrguer:
- Em uma das histórias sobre a sua origem, o prato teria surgido entre os séculos XVII e XVIII, quando a Europa foi invadida pelos tártaros. Esses povos costumavam amassar a carne, para que ficasse mais fácil de ser consumida em viagens e batalhas.
- Na Europa, os alemães da cidade de Hamburgo modificaram um pouco a receita e difundiram-na, levando também a fama por sua criação. É daí, afinal, que vem o nome “hambúrguer”.
- No século XIX, os estadunidenses acrescentaram o pão e, posteriormente, os demais acompanhamentos do prato.
- De acordo com o Guinness Book, o maior hambúrguer do mundo foi criado em 9 de julho de 2017, na cidade de Pilsting, Alemanha. O lanche pesava mais de uma tonelada.
- O hambúrguer mais caro do mundo é o FleurBurger do restaurante Fleur, vendido em um cassino em Las Vegas. Ele custa cerca de 5 mil dólares e leva ingredientes como trufas negras; foie gras e kobe beef, um tipo especial de carne.