Diana Pomar, do Conselho de Promoção Turística do México: “valeu a pena investir na Convenção Schultz”

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Por Paulo Atzingen*

Em entrevista exclusiva durante a IX Convenção Schultz, que acontece de 1 a 5 de março em Gramado (RS), a diretora do Conselho de Promoção Turístico do México (CPTM) adiantou ao DIÁRIO algumas peculiaridades a respeito do trabalho de sua representação no Brasil, além de elogiar o formato do evento. Acompanhe as abordagens:

Convenção Schultz

A Schultz especificamente é uma operadora que está muito preocupada com a profissionalização do agente de viagens. Conheço o Aroldo há quatro anos, época que cheguei ao Brasil. A Convenção é um formato dos melhores em termos de produtividade. Os agentes de preparam, anotam, perguntam e além disso eles vêm de todo o Brasil. Percebemos que todos são pontuais e interessados. A Schultz dá a oportunidade para eles. É um dos eventos que vale a pena investir pois há consistência”.

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Convenção no México

Existe interesse de ambas as partes. Nós queremos mostrar outro México além de Cancun e Riviera Maia, estamos procurando outros destinos que tenham interesse no Brasil, também para que haja um interesse mútuo, do brasileiro. Temos que conversar. É preciso articular o destino escolhido e ter a aprovação dele, é preciso o apoio da CPTM e, evidentemente, os ajustes e acertos com a Schultz”

O que é importante o agente saber

O México é mais que sol e praia, mais que mariachis, mais que tequila, mais que guacamole. Temos um berço de muita cultura, muitas raízes e temos muito para oferecer ao mundo. Se eles (os agentes de viagens) têm essa consciência de que o país é cultura, arqueologia, culinária, tradição, mas também é um povo moderno, se eles passam esses perfis do país para o passageiro, fica mais fácil a comercialização do destino. É preciso que se venda um país – com toda sua riqueza cultural – não só um destino.

Trabalho da CPTM

Cheguei no ano de 2011 ao Brasil. Nesse ano o México recebia 184 mil brasileiros. Estamos recebendo hoje mais de 309 mil brasileiros em nosso país, número de 2014. É o sexto mercado mais importante para o México. Apesar de todos os problemas sociais do país, o brasileiro continua viajando. Além de investimentos nas convenções, estamos fazendo caravanas (este ano estão programadas 19 Caravanas em todo o Brasil) não só nas grandes cidades, mas também para o interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Este ano nosso foco tem sido o turismo de Romance, apresentando, destinos como Puerto Vallarta, Riviera Nayarit, Los Cabos. Também estamos investindo em turismo de reuniões, especificamente, congressos, convenções e viagens de incentivo.

* O jornalista Paulo Atzingen viajou para Gramado/Canela a convite da Schultz Operadora

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