Diana Pomar, co-fundadora da DGX International Travel, falou com exclusividade ao DIÁRIO sobre sua trajetória no turismo no México e no Brasil
Personalidade conhecida e respeitada do turismo e uma referência para as mulheres no segmento, ela, que é mexicana veio para o Brasil há 12 anos, atuou em diversas áreas do setor turístico, dirigiu o Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) e abriu sua própria empresa, co-criando a DGX International Travel.
Por sua determinação, capacidade empreendedora e simpatia, Diana foi convidada a integrar a série “Mulheres que constroem o Turismo”.
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Confira a entrevista completa abaixo:
DIÁRIO – Diana, conte aos leitores do DIÁRIO um pouco de sua história. Cidade natal, nome dos pais, irmãos, filhos, seus estudos, definição de carreira e decisão de vir para o Brasil. Cite, por favor, os anos em que os fatos ocorreram.
Diana Pomar: Muito obrigada, queridos pela oportunidade de me apresentar no Diário do Turismo. Me sinto lisonjeada e sobretudo acolhida por vocês, que sempre apoiaram nossas iniciativas. Minha cidade natal é a Cidade do México, uma grande metrópole com uma população de mais de 22 milhões de habitantes.
Sou filha de Luis Pomar I Olguin e Raquel Pavon Mendoza, caçula de sete irmãos. Meu pai foi mecânico automobilístico e minha mãe exercia o comércio. Meu único filho, Luis Roberto, tem 26 anos de idade e estuda Engenharia em Energias na Cidade do México.
Sou formada com Licenciatura em Turismo e possuo MBA no Instituto Politécnico Nacional da Cidade do México. Durante 17 anos, trabalhei na rede de hotéis Best Western, onde me desenvolvi nas áreas de reservas, vendas, marketing e controle de qualidade. Iniciei a carreira como assistente de reservas, chegando ao cargo de Diretora Comercial dos hotéis afiliados no México, América Central e Equador.
Em 2010, fui convidada pelo Ministério de Turismo do México para apresentar um projeto de Promoção Turística do meu país no exterior, processo no qual concorria com mais seis candidatos. Aprovadas as propostas, foram designados aos países que na ocasião, demandavam mudanças na diretoria. Em março de 2011, fui nomeada titular do Conselho de Promoção Turística do México para o Brasil, iniciando os trabalhos país no mês de abril.
DIÁRIO – Por favor, fale sobre a sua trajetória como diretora do CPTM no Brasil. Como surgiu a oportunidade ou o convite?
Diana Pomar: Os primeiros três anos foram realmente muito desafiadores, por conta da mudança de país, cultura, língua e sobretudo a distância da minha família. Para meu filho, que também veio comigo foi ainda mais difícil, pois ele passou por três escolas, entre outras adaptações.
Em minha função no CPTM, também foi difícil, uma vez que o trade turístico resistia às mudanças na diretoria. Estavam habituados com a rotina da diretoria anterior. O objetivo foi ganhar a confiança dos parceiros comerciais, indo às ruas, batendo de porta em porta, me apresentando e conhecendo o trabalho de cada uma das operadoras de turismo, diretamente em seus escritórios e compreendendo a cultura dos negócios locais.
Sendo assim, fui conquistando espaços e sobretudo a confiança e oportunidades para realizar parcerias e estabelecer um novo ciclo para o Conselho de Promoção Turística do México no Brasil.
DIÁRIO – Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao chegar no Brasil? Adaptação, saudades da família, dos filhos?
Diana Pomar: Minha adaptação foi progressiva. Infelizmente para meu filho esta adaptação não se realizou. Meu trabalho requer muito tempo fora de São Paulo. Desta forma, meu filho ficava muito tempo sozinho.
Quatro anos depois de sua chegada, decidimos que era melhor que ele retornasse ao México para ficar com seus avós maternos e continuasse seus estudos na universidade. Posteriormente, meu filho entrou num programa de intercâmbio na USP (Universidade de São Paulo) e mudou completamente sua percepção do Brasil.
A saudade diária do meu país, da minha família, da nossa comida e costumes é a parte mais difícil de superar. Interessante que, paradoxalmente, quando viajo ao México e fico por algum tempo, sinto saudades dos amigos do Brasil, das comidas, e sobretudo, do “jeito” brasileiro.
Me sinto adotada pelo Brasil e seus habitantes, realmente sou muito feliz aqui e me sinto em casa.
Me sinto adotada pelo Brasil e seus habitantes, realmente sou muito feliz aqui e me sinto em casa. Felizmente aqui no Brasil, tenho amigos muito importantes para minha vida e sempre conto com o apoio de meus parceiros. O Brasil já virou meu segundo lar.
DIÁRIO – Atualmente, você é diretora executiva e co-fundadora da DGX International Travel, que representa Los Cabos, destino de luxo, e hotéis no México. De onde surgiu a ideia de abrir sua própria empresa?
Diana Pomar: Aprendi com um professor da Universidade que nosso crescimento deve ser para cima e não para os lados. Assim, percebi que o passo seguinte que estava faltando na minha vida e carreira profissional era ser empreendedora. Não posso omitir que também influenciou muito a mudança de Governo Federal do México, que decidiu que o Conselho de Promoção Turística e os escritórios de representação no exterior fossem fechados, passando a responsabilidade desses trabalhos às Embaixadas e aos Consulados.
Pensei em voltar para meu país e continuar meus projetos por lá, só que comecei a receber solicitações de apoio de diferentes empresas de turismo para representá-los no Brasil, bem como convites de outras empresas de representação turística. Em conversas com Gabriel Lopez, que trabalhou comigo no CPTM por 6 anos, coincidiu que era um bom momento de criarmos nossos próprios caminhos e abrir novas oportunidades.
Importante mencionar que o Gabriel sempre foi um grande profissional comprometido, honesto e responsável em todas as atividades que desenvolvia no CPTM. Assim decidimos unir nossas forças e constituir a empresa de representação no México com presença no Brasil.
Em 2019, começamos com a representação de empresas de turismo receptivo do México. Em fevereiro de 2020 assumimos a representação dos hotéis Xcaret, parte do Grupo Xcaret, principal eixo econômico do Caribe Mexicano. Em 2021, iniciamos também parceria com o destino turístico de Los Cabos.
O período difícil da pandemia ocasionou que duas micro empresas de turismo receptivo do México deixaram de funcionar devido a ausência de turistas. Representamos também uma empresa de tecnologia de bases de dados e networking, o que não foi das melhores experiências de negócios. Considero parte de mais um aprendizado.
Hoje, nosso time está focado em construir um posicionamento sólido dos hotéis Xcaret e de Los Cabos no mercado brasileiro. Sou suspeita para falar, mas me orgulho muito dos produtos para um público diferenciado que representamos atualmente.
Os hotéis Xcaret são uma empresa sólida e conceituada, orgulhosamente 100% mexicana, que conta com classificação de 5 diamantes avaliados pela AAA. Possui um conceito único no mundo – o programa All Fun Inclusive – que integra experiências gastronômicas, atividades incríveis de diversão, transporte no destino, passeios e parques temáticos considerados os melhores do mundo.
De Los Cabos, posso dizer com muito orgulho que atualmente é considerado como o melhor destino de luxo e sofisticação do México, além de contar com 12 hotéis Virtuoso e inúmeras experiências para o turista de classe A e AA.
Los Cabos está crescendo em capacidade hoteleira, bem como em infraestrutura para os diferentes segmentos de mercado, tais como golfe, surfe, mergulho, casamentos, congressos e convenções, comunidade LGBT+, além do turismo de luxo e alto luxo.
DIÁRIO – Como é ser uma empreendedora no Brasil? Qual a diferença de ter um cargo em um conselho governamental a um trabalho executivo em uma organização privada?
Diana Pomar: Empreender no Brasil é tão desafiador quanto no México, pois certamente são os dois países com a maior burocracia do mundo. Como a origem de nossa empresa é mexicana, os processos são mais rígidos. Demoramos quase 8 meses para concluir a abertura.
Minha experiência é de mais de 17 anos no setor privado, onde os fatores de medição, planejamento, reengenharia de processos, melhora contínua e entrega de resultados representam o dia a dia do setor privado. Além de trabalhar com o que você tem e aprimorar a cada dia suas áreas de oportunidade.
Os oito anos que atuei no cargo público foram de muito aprendizado, desde as formas, fundos e sobretudo as hierarquias.
Aprendi a ter um comportamento institucional, imparcial e colaborativo com o trabalho do CPTM no Brasil, tendo que me organizar com os representantes de diferentes hotéis e destinos, e também com empresários mexicanos, além de fornecedores de diferentes serviços, necessários para o melhor desenvolvimento e apresentação da Marca México.
Considero que um de nossos trabalhos mais representativos foi consolidar a união dos representantes hoteleiros dos destinos Cancún e Riviera Maya.
Depois foi colocar no olhar dos brasileiros outros destinos mexicanos de praia, tais como Los Cabos, Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, e apresentar a riqueza histórica e cultural do centro do México através das rotas coloniais, iniciando na cidade do México até as cidades mais representativas da história de nosso país.
A gastronomia mexicana foi um dos principais eixos que conseguimos também colocar nos gostos alimentares dos brasileiros, unindo forças com os principais restaurantes mexicanos em São Paulo, tais como: La Mexicana, Don Pancho, La Sabrosa e Mexicanisimo, empresas de mexicanos residindo no Brasil há muito tempo.
Outra conquista importante foi o apoio da Aeroméxico como nossa linha aérea bandeira, que participou ativamente em todas nossas iniciativas. Na época que cheguei ao Brasil, o então diretor regional da Aeroméxico, Lucio Yamashitafuji, e Bruna Freitas, foram muito importantes em decidir nossas ações e ter iniciativas inovadoras.
Também conseguimos incorporar em nossa atuação outras linhas aéreas que tinham rotas para o México, como Copa Airlines e Avianca.
Com a união dos representantes dos hotéis, companhias aéreas, tour operadores, governo mexicano e o CPTM, elaboramos caravanas pelo Brasil inteiro para ministrar capacitações para os agentes de viagens, baseadas em informações e técnicas para melhor vender os destinos no México, como Cancún, Riviera Maya, Los Cabos, Puerto Vallarta e Riviera Nayarit.
Com isso, levamos a cada um dos fornecedores o que um agente de viagens precisa conhecer de perto, a fim de absorver as informações de cada produto em primeira mão e ter as melhores ferramentas de venda e conhecimento para transmitir aos seus clientes.
Posso dizer que realmente foi um trabalho estratégico, contínuo e de muita dedicação. Os resultados foram muito relevantes. Em 2010, o Brasil era o 13º país emissor de turistas para o México, e em 2017, o Brasil estava nos cinco principais mercados emissores de turistas internacionais para nosso país.
Um resultado extremamente relevante, que foi possível graças a ajuda de cada um dos que acreditaram em nosso trabalho e se uniram na construção de uma melhor presença de nosso país.
O relacionamento sólido com as principais operadoras do Brasil até hoje continuam mantendo o México no portfólio de destinos internacionais. Desejo que se prolongue assim por muito mais tempo.
DIÁRIO – Com a DGX International, você também participa de vários órgãos de promoção turística ligados ao México, dentre eles, a Associação Femenil de Executivas de Empresas Turísticas de la República Mexicana (AFEET). Pode comentar a respeito?
Diana Pomar: Atualmente atuo em associações mexicanas e brasileiras de extrema relevância para nosso trabalho de representação no Brasil e no México. A AFEET, no México, é a principal cúpula empresarial de mulheres de turismo na qual fui presidente no ano 2006. A Associação continua em crescimento constante. No Brasil, faço parte do Clube Skal no comitê de finanças, e na Câmara de Comércio Brasil – México, responsável pelo comitê de Cultura e Turismo.
DIÁRIO – Pode comentar um momento, um acontecimento que a deixou extremamente feliz com o Brasil ou por viver em nosso país?
Diana Pomar: Um dos momentos mais importantes para mim é contar com a confiança do trade turístico, também o reconhecimento do meu trabalho em alguns eventos organizados por várias organizações de turismo quando foi fechado o escritório do CPTM, e ainda contar com o apoio de muitas pessoas que se tornaram amigos.
DIÁRIO – Quais as suas considerações finais ou a mensagem que deseja deixar sobre sua trajetória no Brasil?
Diana Pomar: O Brasil para mim representa uma experiência de desafios, crescimento pessoal e profissional. Representa também inúmeras alegrias, grandes amigos e experiências inesquecíveis.
Personalidades como Gisele Lima, Martha Shinozaki, Luciana Leite, Adriana Cavalcanti, Guillermo Alcorta, Lucio Yamashitafuji, Eduardo Sanovicz, Ricardo Ferreira, Carlos Abatayguara, Valter Patriani, Paulo Atzingen, Walter Teixeira, Aristides Cury entre tantos outros, que peço desculpas pelo lapso de memória e não conseguiria no momento elencar todos, que sempre foram meus inspiradores, com os quais enriqueci meus conhecimentos sobre a cultura e reforcei o aprendizado dos negócios em seu país.
Meu agradecimento para cada um deles é muito grande. Até hoje conservo uma bela amizade e muito de meu aprendizado e acolhimento no Brasil foi pelo apoio desses amigos profissionais.
Muito obrigada, mais uma vez, pela oportunidade de contar com vocês sempre!
Por Caroline Figueiredo, repórter do DT, e Paulo Atzingen, editor.