DIÁRIO conversou com Dimitris Tryfonopoulos, secretário do turismo grego (RETRO 2017)

Continua depois da publicidade

O destino investe pesado na promoção de sua imagem no mercado brasileiro. Tryfonopoulos aproveitou a estada para encontros paralelos com autoridades e empresários. (publicado dia 5 de maio)

Marcos J T. Oliveira, repórter freelancer do DIÁRIO

O turismo é a grande especialidade e motor da economia grega. Com opções de roteiro que vão desde cruzeiros por suas ilhas paradisíacas e famosas, como Mykonos e Santorini, às menos conhecidas Kos, Kefalonia e Rhodas, além de visitas às ruínas da acrópole de Atenas, como o Partenon, e um turismo vivo de experiências sensoriais. Por isso, o destino investe pesado na promoção de sua imagem no mercado brasileiro.

Não é à toa que o secretário-geral da Organização Nacional de Turismo da Grécia, Dimitris Tryfonopoulos, visitou o Brasil para prestigiar a Word Travel Market Latin America 2017, realizada em São Paulo entre 4 e 6 de abril. Aliás, a única autoridade de alto escalão do Velho Continente a prestigiar a maior feira de turismo da América Latina.

Além da visita, Tryfonopoulos aproveitou a estada para encontros paralelos com autoridades e empresários, um deles foi David Barioni, presidente da SPTuris. O DIÁRIO conversou com o representante grego, que mostrou-se muito satisfeito com os números, apesar da economia brasileira não estar a pleno vapor. Acompanhe:

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Fale um pouco sobre o turismo na Grécia. 

Dimitris Tryfonopoulos – Apesar das crises econômicas recentes, o turismo nunca caiu, ou seja, tivemos momentos econômicos difíceis posteriormente também, mas a indústria turística sempre foi mantida. Para ter uma ideia, em 2015, o turismo foi a indústria que mais trouxe ingressos à Grécia, um recorde. Recebemos 26 milhões de turistas estrangeiros (o triplo de nossa população), em 2016 foram 28 milhões de visitantes internacionais e nossa expectativa para fechar 2017 são os 30 milhões. Os cinco principais mercados de turistas para a Grécia são Alemanha (3,2 milhões de visitantes), Reino Unido (2,8 milhões), França (2 milhões), Itália (1.2 milhão) e Polônia e Rússia (1 milhão cada). Atualmente, temos apostado bastante no Brasil e em outros países do Brics, com destaque para Índia (100 mil) e China (200 mil).

Santorini, Grécia. (Foto: divulgação)
Santorini, Grécia. (Foto: divulgação)

DIÁRIO – Como será a promoção do destino no mercado brasileiro? Que outras ações estão planejadas?

Dimitris Tryfonopoulos – O mercado brasileiro é uma das apostas do turismo grego. Aproximadamente 20 mil brasileiros visitam nosso país e, atualmente, nossa meta é elevar esse número para 100 mil ao longo dos próximos três anos. Cerca de 54% dos passageiros que desembarcam na Grécia vão mais de uma vez e a ideia é que o mesmo movimento se dê em relação aos visitantes brasileiros. Não se trata apenas de um número, queremos satisfazer o consumidor.

Temos muita variedade de atividades, é possível ver de tudo em um país pequeno. Queremos divulgar mais que o turismo de sol e praia – que é referência -, mas temos muito mais a oferecer. Esporte, mergulho, neve, turismo histórico e muitos brasileiros não sabem disso. Queremos fortalecer uma rota famosa, curiosamente do apóstolo Paulo que passou por Atenas. Outro nicho que vamos investir é com o intercâmbio e o turismo escolar, frisando que a Grécia é um país muito seguro para viagens em grupos de estudantes.

DIÁRIO – Quais suas expectativas para os próximos anos e o que mais fez no Brasil?

Dimitris Tryfonopoulos – Como comentei acima, minhas expectativas são as melhores possíveis e quero ver o número de turistas brasileiros aumentar constantemente. Quero mostrar a Grécia como um destino preferencial no cenário internacional e a projeção de um crescimento evidente neste ano. Os dois povos são muito parecidos. Destaco novamente que a segurança é um tema muito importante para nós, uma vez que somos um povo muito pacífico.

Com minha passagem por São Paulo aproveitei para diversos encontros com empresários gregos e brasileiros, além de encontrar-me com a comunidade de meu país residente na capital paulista. Além dessa cidade, vamos implementar ações em outras regiões do Brasil

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade