CONSELHO EDITORIAL
Chegar a 14 anos no ar, sem interrupção, em meio a crises e obstáculos, já constitui, em si, proeza não lograda por incontáveis empreendimentos que ficaram pelo caminho – dentro e fora do Turismo. Essa continuidade, sustentada por muito trabalho e compromisso com a qualidade editorial, alimenta nossa crença na contribuição efetiva com o mercado do turismo, das viagens, do lazer, do entretenimento e do segmento corporativo.
Nascemos digitais e assim permanecemos. Geramos volume qualificado de conteúdos nesses anos – reportagens, artigos, entrevistas e notícias factuais. Objetivo maior: ser relevante para os leitores, por meio da criação de dezenas de editorias que refletem a variada segmentação do setor. E agora, nesse início da nossa adolescência editorial, decidimos fincar novas estacas e marcar posição no que se refere à sustentabilidade das atividades.
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Nossa própria evolução como pessoas, profissionais e marca empresarial nos credencia a avaliar melhor o cenário. Permite uma leitura mais acurada e abrangente a gama de valores que sustenta empresas, instituições, governos, autarquias, terceiro setor, ongs – entre outras.
Com pouca margem de erro, estamos aptos a verificar se estas organizações são parceiras apenas delas mesmas ou possuem, em sua estrutura de gestão, práticas que se estendam à valorização das pessoas, do ambiente e da comunidade em que estão inseridas.
Ao mesmo tempo, pesa o fato de o país viver o início de um novo governo que manteve o ministério do Turismo e promete colocar o setor no centro da agenda política e econômica. Que expressa o intento de melhor aproveitar as vantagens comparativas do país, reduzir o custo do destino, dar prosseguimento às ações de ampliação da conectividade aérea, melhorar o ambiente de negócios e incentivar o empreendedorismo com menos burocracia.
Para marcar essa nova fase, lançamos as editorias Sustentabilidade Corporativa e Ideias para o Futuro, célula inicial do projeto DT Sustentável – que desenvolveremos ao longo dos próximos meses e do próximo ano quando completaremos 15 anos. Na base, o tripé da sustentabilidade: social, ambiental e empresarial. Isso significa assumir o compromisso de zelar, de forma coesa e simultânea, pelo crescimento econômico, equidade social e equilíbrio ecológico.
Ensejamos que as empresas do trade turístico não apenas aprofundem e avancem na conquista de sustentabilidade, mas que incorporem esses valores a seus planos de comunicação. Que invistam recursos nas mídias que cobrem o cotidiano da sustentabilidade em Turismo. Afinal, esse é o caminho para o aprofundamento do debate social e econômico da sustentabilidade.
Em última análise, os veículos da comunicação são importantes atores que promovem mudanças no comportamento humano. E assim sendo, o DT Sustentável chega para, de forma transparente e criteriosa, contribuir com o fortalecimento do mix-marketing das empresas do trade turístico e empresas que já desembarcaram nesse novo ciclo da economia global. Empresas essas que contribuem para o equilíbrio das necessidades dos turistas e das regiões receptivas ao mesmo tempo que protegem e ampliam as oportunidades no futuro.