*Por LÚCIO OLIVEIRA
Com a concorrência cada vez maior em praticamente todos os setores da economia, a acirrada disputa pela fidelização do consumidor promove batalhas em que oferecer apenas o preço mais baixo do mercado já não é mais um atrativo exclusivo e tampouco garantia de vendas e aumento da receita. Diante do atual cenário de dúvidas e incertezas, em que a oportunidade se sobrepõe ao valor como fator decisivo no momento da compra, a empresa que melhor souber expor sua imagem e destacar de forma eficiente seus diferenciais, a fim de ser percebida pelo setor como uma marca atuante e com posicionamento bem definido, abrirá larga vantagem em relação aos concorrentes.
Note: não há uma receita pronta para a tal oportunidade perfeita, mas contar com um diferencial competitivo contribui diretamente para a ampliação da visibilidade, além de ser um elemento vital para o sucesso do negócio.
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O que é e como criar um diferencial competitivo?
Antes de responder, gostaria de propor a você, caro leitor, que pensasse o(s) motivo(s) pelo(s) qual(is) o cliente escolhe pelo seu produto (ou serviço) em vez da mesma opção ofertada pela concorrência. Agora, o contrário: pense nos motivos que possam influenciar o consumidor a comprar do concorrente. Então, você foi capaz de identificar pontos relevantes em ambos os casos? Se sim, é um bom sinal, pois indica que a gestão da sua empresa está atenta não apenas ao próprio negócio, como também à concorrência e ao mercado. Se não, a dica é continuar lendo os próximos parágrafos.
Diferencial competitivo são características que tornam a empresa única de alguma forma e superior aos seus principais concorrentes. É um conjunto de vantagens e benefícios exclusivos, que podem estar relacionados ao atendimento, ao serviço (ou produto), às estratégias de relacionamento e à capacidade de entrega oferecidos aos clientes e que a concorrência, por mais que tente copiar, não consegue oferecer. Empresas com diferenciais reconhecidos apresentam melhores chances em caso de escolha, no entanto, os diferenciais devem ser facilmente percebidos pelo mercado.
Para ter um diferencial competitivo, além de oferecer preço atrativo e qualidade do produto ou serviço oferecido, é preciso:
Conhecer o seu cliente: faça um mapeamento do perfil, com idade, gênero, preferências, hábitos de consumo, interesses e demais informações que permitam à sua empresa desenvolver e apresentar serviços e produtos de acordo com às suas reais necessidades;
Equipe qualificada: são muitas as empresas oferecendo os mesmos produtos e serviços, o que torna o investimento contínuo na qualificação da equipe fundamental para o processo de retenção dos clientes;
Atendimento diferenciado: invista em ações que superem as expectativas do cliente e faça uso da inteligência artificial para coleta de dados, com foco na apresentação de produtos personalizados de forma assertiva, via canais virtuais (e-mails, redes sociais, aplicativos de conversa);
Estude o mercado: é preciso conhecer o setor em que atua e o ritmo de consumo para identificar a sua previsão de demanda e, desta forma, organize suas ações para que sempre possa disponibilizar seus produtos e serviços;
Utilize recursos tecnológicos: atualmente, é difícil imaginar uma empresa de sucesso que não faça uso da tecnologia para administrar, criar e apresentar produtos e serviços, portanto, pesquise quais são as melhores soluções tecnológicas aplicáveis aos seu negócio.
*Lúcio Oliveira é administrador de empresas e diretor da 4C Solutions