Pratos, petiscos, lanches, sobremesas e drinks com o DNA “É daqui, é da nossa gente” vão levar o melhor da cozinha baiana para o Festival Gastronômico e Cultural do Prado de 2022.
O evento encerrou as inscrições com a marca de 80 pratos totalizando a participação de 63 estabelecimentos do setor. A versatilidade da mandioca é a inspiração e protagonista nesta edição do tradicional encontro Pradense.
Marcado para acontecer entre 7 e 23 de outubro, o 16º Festival Gastronômico e Cultural de Prado conta com a organização da Prefeitura Municipal de Prado, Sebrae e APHROPE (Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras de Turismo e Estabelecimentos Comerciais) e apoio do Senac.
Veja também as mais lidas do DT
“As marcantes influências da cultura regional, as especificidades de um município rico em insumos e a base culinária, formada por uma gama de produtos ricos em aromas, cores e texturas serão os destaques do Festival”, argumenta o Prefeito Municipal de Prado, Gilvan da Silva Santos.
“Todos esses fatores combinados revelam a verdadeira essência das riquezas cultivadas, em especial, a mandioca e seus derivados. Mais que alimento, é uma expressão direta dos sabores e saberes da cultura da nossa gente”, completa o Prefeito.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, pontuou sobre a tradição dos 16 anos de realização do Festival em Prado, trazendo a importância da valorização da gastronomia local e consequentemente o crescimento de outros setores como a hotelaria, comércio e feira livre. “É um impulso econômico que favorece toda a cadeia produtiva; podem sempre contar com a parceria do Sebrae como apoiador do desenvolvimento e aprendizado. Os resultados positivos reforçam a credibilidade dos organizadores de um evento como este, e motivam a expansão do Festival” finalizou.
Mandioca
Prado é o segundo maior produtor de mandioca do extremo sul baiano e é chamada carinhosamente de “raiz mágica”. Matéria-prima para produção de farinha, goma e beijus, a mandioca foi tema de palestra no Festival Gastronômico, apresentada pela presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca, Eng. Agrônoma Jeilly Vivianne. Ela falou sobre a domesticação da mandioca pelos indígenas até a sofisticação da mandioca na alta gastronomia, passando pela importância da mandioca na história do Brasil e na produção de cerveja.
A programação do Festival, que tem início no dia 07 de outubro também contará com manifestações culturais e ações como Cozinha Show, Chef no Mercado e Feira de Artesanato e Agricultura Familiar, além lógico da possibilidade de levar para casa vários produtos produzidos com mandioca.
Durante o Festival acontecerão intervenções musicais e culturais itinerantes de artistas locais. Ainda na grade de programação do evento os chefs terão a oportunidade de conhecer uma fazenda de mandioca. A imersão tem a assinatura da Secretaria de Agricultura de Prado. Nela os participantes vivenciarão a experiência do plantio, colheita e processamento da mandioca.
Fazem parte da programação do Festival vários cursos e oficinas. O docente do Senac, Joaldo Farias, que é técnico em serviços de restaurante, graduado em Gastronomia e Maitre e experiência há 20 anos, ministrará a Oficina de Drinks para agregar ainda mais valor e conhecimento para os profissionais dos Restaurantes.
O chef Victor Pessoa ministrará a Oficina de Empratamento. Chef de cozinha de excelentes restaurantes da Costa do Descobrimento, foi vencedor do Festival Gastronômico Raízes e do Prêmio Dolmã, ambos de 2022.