A Estância Turística de Embu das Artes inaugura neste sábado (29), às 14h, a revitalização do Memorial Sakai. A obra foi realizada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). O investimento total foi de R$ 283.987,92, sendo de integral responsabilidade do Estado.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a obra consiste na execução da reforma do Memorial Sakai, importante espaço cultural do município, compreendendo: recuperação do telhado, instalação de forro, substituição de esquadrias, troca de revestimento cerâmico, instalações hidrossanitárias e elétricas, pintura geral e acessibilidade. O atrativo está localizado na rua Rebolo Gonzáles, 185, Vila Cercado Grande, Embu das Artes.
Vale informar que o Mestre Sakai do Embu das Artes foi um dos maiores escultores em terracota do Brasil. Tadakiyo Sakai, nascido em Nagasaki, Japão, chegou ao Brasil em 1928, com 14 anos, e faleceu em 1981. Em Embu das Artes, aportou em 1952, após dar aulas de artes marciais e trabalhar com sericultura e agricultura. Ao reconhecer nesta cidade sua morada definitiva, adotou o nome artístico de Sakai de Embu. Ele teve centenas de alunos, que reconheceram no mestre uma simplicidade inegável e uma vontade e prazer de ensinar inabaláveis.
“O Memorial Sakai de Embu reúne dezenas de peças do artista Tadakiyo Sakai, um dos principais representantes da escultura em terracota no Brasil, respeitado por sua criação e pela originalidade de sua obra. Com a reforma, o Memorial, que é um importante atrativo turístico da cidade, está pronto para receber os visitantes com mais conforto e segurança”, diz Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Muito próxima da capital paulista, a apenas 28 km, a Estância Turística de Embu das Artes faz parte há muito tempo do catálogo de passeios imperdíveis dos paulistanos, em especial aos finais de semana. A cidade recebe cerca de 800 mil visitantes por ano, segundo a prefeitura local. O maior motivo, entre inúmeros atrativos deste destino com ruas estreitas e muitas delas de paralelepípedos, é a Feira de Arte e Artesanato, realizada desde 1969, no Centro Histórico da cidade. Na Feira, há a divulgação e venda do trabalho de artistas locais. Ela acontece aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h, e é sempre lotada.