Há 20 anos nascia o DIÁRIO DO TURISMO. Missão: ser mais do que um veículo de notícias de turismo e viagens. Começamos com uma newsletter diária, ininterrupta, quase incômoda, mas com um propósito ousado: sermos melhores a cada dia. Este ano vamos comemorar duas décadas como um dos principais pilares da informação no setor, um canal comprometido com a verdade, a sustentabilidade e a valorização do turismo como uma força transformadora.
Nestes 20 anos, não relatamos apenas fatos: compartilhamos sonhos e metas alcançadas. Não apenas contamos histórias: fizemos parte delas. Publicamos reportagens que documentaram conquistas, deram voz a líderes e trabalhadores do turismo. E revelaram as trajetórias humanas que dão vida ao setor. Fotografamos paisagens deslumbrantes e, também, captamos aquilo que os olhos não veem de imediato: a essência, os encontros e as emoções que fazem do turismo uma das experiências mais genuínas da vida.
Sim, falhamos também! E isso nos fez amadurecer, crescer, nos equilibrar no estreito fio de um mercado às vezes indiferente, às vezes omisso, às vezes tão individualista!
Celebramos vitórias e denunciamos contradições. Defendemos o turismo sustentável e acessível, que amplia oportunidades e respeita a cultura local. Porque sabemos que o turismo, na essência, não é apenas entretenimento: é um exercício de conhecimento e empatia, uma celebração das diferenças e da paz.
Indústria da Paz
Por isso, neste marco de duas décadas, é preciso lembrar que fazemos parte da Indústria da Paz. Enquanto o mundo investe trilhões em armamentos e conflitos, nós celebramos o ato simples, mas poderoso, de atravessar fronteiras para conhecer, descobrir e compreender. O turismo é antídoto à intolerância, ao preconceito e ao isolamento. Cada viagem é um gesto de aproximação, um manifesto silencioso em favor do diálogo e da coexistência.
Nesses 20 anos, recebemos prêmios que atestam nosso compromisso com a qualidade da informação e a ética jornalística. Ao lado a nossa marca, temos 5 estrelas*. E cada uma representa essa conquista. Mas o nosso maior troféu é a confiança dos leitores, que nos acompanham fielmente e das empresas e instituições parceiras que acreditaram no nosso trabalho.
Foi pensando em vocês que evoluímos de “O primeiro jornal digital diário de Turismo do Brasil” para “O jornal dos Melhores Leitores”. Nós sabemos que quem nos acompanha não busca apenas notícias, mas reflexões, inspiração e conexão.
Definimos a que viemos:
Missão: colaborar com os setores do turismo e das viagens para promover benefícios sociais ao Brasil.
Visão: ser uma referência inspiradora, conectada aos sonhos e às aspirações das pessoas.
Valores: ética, transparência, criatividade e sustentabilidade.
Ao longo dessas duas décadas, enfrentamos crises que paralisaram o setor, mas também testemunhamos sua capacidade de ressurgir. Quando o mundo parou, o turismo mostrou ser uma força de resiliência. Não há maior ato de coragem do que optar pela reconexão com a vida e com o outro.
Por isso, este editorial é mais do que uma celebração: é um manifesto que aponta para o futuro onde o turismo continue sendo um caminho de cura mental, física, espiritual e de transformação. A lembrança de que cada viagem é uma oportunidade de renovar a fé nas pessoas neste planeta azul.
Que os próximos 20 anos tragam ainda mais histórias inspiradoras e encontros inesquecíveis, empresariais ou pessoais. Seguiremos firmes em nossa missão de informar e inspirar, contribuindo para um turismo que não apenas movimente economias, mas transforme pessoas e promova a harmonia, o diálogo e a paz.
Obrigado por ser parte desta história.
Paulo Atzingen, fundador do DIÁRIO DO TURISMO
*III Prêmio Comendador Marques dos Reis – Jornalismo Online – 2016;
*IV Prêmio Comendador Marques dos Reis – Jornalismo Online – 2018;
*XXXIII Prêmio Upis de Turismo – Brasília – Jornalismo Online – 2023;
*Prêmio Especialista em Comunicação – Turismo e Hotelaria – 2023;
*Prêmio Especialista em Comunicação – Turismo e Hotelaria – 2024.
LEIA TAMBÉM: