Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish, fala ao DIÁRIO em Gramado

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O Grupo Wish recebeu na manhã desta sexta-feira (10), no Wish Serrano, em Gramado (RS), jornalistas e executivos para um brunch especial em seu bosque para comemorar os 18 anos de história do grupo hoteleiro.

por Cecília Fazzini (entrevista) com REDAÇÃO DO DT


O DIÁRIO foi recebido pelo staff do hotel com a cordialidade peculiar de quem faz hotelaria com zelo e primor. O CEO do grupo, Eduardo Malheiros, conversou com a reportagem.

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Malheiros logo lembrou que especialmente em Gramado o grupo possui dois empreendimentos, o Prodigy Gramado e o Wish Serrano. “Caso queiram fazer um evento com mil pessoas, ou caso precisem de hospedagem com 400 quartos, somando os dois hotéis conseguimos fazer”, brincou lembrando que os eventos estão voltando com muita força, sendo que no grupo como um todo 25% da receita são originadas dos eventos.  Confira a entrevista:

DIÁRIO – Qual o balanço feito até o momento para 2023? 

Eduardo Malheiros – Estamos com números muito bons, chegando com 400 milhões de receita total; a hospedagem teve um crescimento em torno de 18%, parte aumento de ocupação e parte aumento de diária. Eu posso falar que tudo que um hoteleiro quer, a gente conseguiu este ano. 

DIÁRIO – Além do rebote da pandemia, que outro fator justifica o crescimento da receita?

Eduardo Malheiros – Eu acho que tem muito da lição de casa feita por nós, de trabalhar cada vez melhor o mix de ocupação para saber a hora certa para trazer o evento e trazer o turista. Trabalhar também o mix de canais, o que eu vendo direto no meu site, o que eu vendo pela audiência. A gente busca se aproximar fortemente das operadoras também. 

DIÁRIO – Na sua concepção, qual a participação das agências nesse processo? 

Eduardo Malheiros – Mais ou menos um terço, está bem equilibrado, mas varia um pouco também, tem hotéis de aeroporto, aí entra na nossa audiência porque tem o intermediário e as companhias aéreas com os pacotes. 

Um exemplo é o aeroporto de Confins, do lado, que é majoritariamente ocupado por companhias aéreas todo ano e é a maior ocupação percentual que a gente tem no hotel. 

DIÁRIO – A empresa tem projetos de ampliação? 

Eduardo Malheiros – O Serrano cresceu e evoluiu muito em conjunto com o crescimento e evolução do turismo em Gramado; que a cidade continue evoluindo, pois temos muita área disponível. Então, estamos fazendo estudos para ocupar e trazer mais atrativos para os turistas. 

DIÁRIO – Vocês estão pensando em contratações e capacitação? 

Eduardo Malheiros – O Hotel Serrano é uma empresa muito intensa no capital humano. Afinal, quem recebe o hóspede, quem garante uma experiência positiva são as pessoas que estão aqui dentro. Então nossa área de talento e cultura é super chave lá dentro. Infelizmente, é um setor que tem uma grande rotatividade, as pessoas trocam muito, então estamos sempre contratando e investindo em treinamento. E isso nunca vai mudar, é uma necessidade permanente. O aumento do quadro de colaboradores dependerá do aumento de novas atrações e é uma coisa que estamos sempre atentos. 

DIÁRIO –  Além dos hóspedes do entorno, quais são os principais mercados emissores para vocês? 

Eduardo Malheiros – São Paulo é sempre o maior mercado. Já os mercados regionais surgem sempre em seguida. Temos aqui o gaúcho para Gramado, temos um hotel bacana em Natal (RN), então o público de várias regiões do Nordeste procura este hotel. Em termos de público internacional, temos o hotel Porto de Galinhas que recebe bastante o público argentino. Aqui em Gramado vem bastante uruguaio de carro, inclusive o gerente do hotel, o Ignácio Sasias, é uruguaio e ajuda a gente na atração deste hóspede. 

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