Elaine Tenerello, diretora executiva do Visit Iguassu: “meta é captar 30 novos eventos por ano”

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Na recente viagem à Foz do Iguaçu, o editor do DIÁRIO DO TURISMO, jornalista Paulo Atzingen visitou a sede do Instituto de Promoção Turística de Foz do Iguaçu, carinhosamente conhecido como Visit Iguassu, e foi recebido por sua diretora executiva Elaine Tenerello e equipe. Não haviam programado uma pauta para o encontro, mas o faro de repórter que convive com o editor, instigou-o a perguntar sobre o balanço do Visit Iguassu no 1º semestre deste ano. Coincidências ou não, Elaine trazia no notebook exatamente esse balanço que iria apresentar aos seus associados na reunião de Conselhos Eleitos da Gestão 2024 e 2025, no dia seguinte.

Não faltou assunto, números e análises bem fundamentadas. Abaixo, apresentamos o resumo desta entrevista, acompanhe:

Balanço 1º Semestre 2024

“Como você sabe, o Visit é uma instituição sem fins lucrativos formada hoje por 117 empresas associadas. E essas empresas associadas estão aqui em Foz do Iguaçu, algumas em Puerto Iguazú (Argentina) e outras em Ciudad del Este (Paraguai) porque trabalhamos essa nossa região trinacional, como um destino único,  integrado. Temos três setores estratégicos: o setor de Eventos, o setor de Lazer e o setor de Comunicação e Marketing.

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Setor de Lazer

“No setor de Lazer, participamos de cinco feiras nacionais, cinco feiras internacionais e três webinars com um contrato recente para o mercado dos Estados Unidos. Fizemos nove workshops a nível nacional só de Foz do Iguaçu que aconteceram em Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Maringá, Joinville, Florianópolis, Maceió, Recife e Salvador. Essas ações demos o nome de Boteco do Iguaçu. A gente levou um treinamento de vendas de Foz do Iguaçu em cada um desses nove destinos para os agentes de viagem.

Fizemos cinco workshops internacionais em âmbito da América Latina: Uruguai, Chile, Peru, Argentina e Colômbia e também sete Famtours com algumas operadoras aqui do Brasil, da Argentina, do Chile. No primeiro semestre conseguimos treinar e capacitar 2.608 agentes de viagens. Esses números são profissionais que já estão treinados para vender Iguaçu, mas que ainda não conhecem profundamente os novos produtos que surgiram recentemente.

Visit Iguassu
“De janeiro a junho deste ano recebemos 853 mil visitantes que entraram via Cataratas do Iguaçu”(Crédito: Divulgação)

Setor de Eventos

“O setor de eventos é  extremamente estratégico dentro do Visit, Iguassu. Temos algumas metas que é captar 30 novos eventos por ano, porque trabalhamos com eventos associativos, diferente do corporativo. O corporativo responde rápido, e os hotéis fazem esse trabalho muito bem, porque eles têm a equipe de comercial em todos os lugares, como em São Paulo, no Rio, no Nordeste, Porto Alegre, Curitiba, eles estão captando diariamente os eventos corporativos.

O Visit Iguassu entra no associativo e a gente complementa o trabalho (dos hotéis). Temos essa meta de captar 30 novos eventos a médio e longo prazo. A gente vai formando um calendário de eventos na cidade (para os próximos anos) que dá uma estabilidade também para nossa hotelaria saber quando que a cidade vai estar ocupada no futuro.

Importante também ressaltar que a maioria dos eventos acontecem no segundo semestre, quando também acontecem a maioria das decisões; então no primeiro semestre (deste ano) a gente apoiou já 13 eventos que aconteceram em Foz. E 12 eventos já captados até 2017. O Visit teve participação no processo de candidatura e pleito para a cidade receber e sediar.

Já temos mais 17 eventos em captação. Daqui para frente, a partir de 2025, 2026, até 2028, temos eventos pleiteados.

Só para você ter uma ideia, esses 12 eventos captados até 2027 vão trazer 17,3 mil pessoas para cá. A média de permanência é de 3,8 dias e o retorno de R$ 98.6 milhões. A gente não conta o acompanhante, já que quem vem de fora sempre traz alguém.

Comunicação e Marketing 

“Trabalhamos para calcular o retorno do setor de comunicação e marketing, o terceiro setor, que é um outro setor estratégico aqui do Visit Iguassu. Temos uma forte atuação nesse mercado e algumas metas que eu vou resumir aqui: no nosso blog, nesse primeiro semestre publicamos 76 conteúdos, quatro campanhas de bastante impacto que nós fizemos nesses seis meses, uma foi online com o Instagram.

Promovemos 14 ações com influenciadores e quatro com jornalistas, incluindo parcerias com programas de TV reconhecidos como o Plug da RPC e o Chega Mais do SBT. As campanhas impactaram 8,6 milhões de pessoas, com destaque para a performance no LinkedIn, que registrou mais de 356 mil impressões. A presença com o especial publicitário no portal G1 que traz conteúdos sobre o Destino Iguaçu e nas emissoras afiliadas à Rede Globo no Paraná também contribuiu significativamente para a visibilidade de Foz do Iguaçu.

Algumas empresas a gente realiza os treinamentos sobre a taxa de turismo a Roma Tex, que é a nossa principal fonte de receita. Ela representa 70% da receita do Visit Iguassu. A taxa de turismo é uma contribuição espontânea e voluntária por parte do hóspede aos hotéis associados. Constantemente fazemos treinamentos com as recepções dos hotéis. Temos campanhas de incentivo para que os recepcionistas atinjam metas e também ganham premiações.

Chegada de visitantes

“De janeiro a junho deste ano recebemos 853 mil visitantes que entraram via Cataratas do Iguaçu. Esses visitantes são de 163 países e são 40% internacionais e 60% nacionais. Os números oferecidos pelo Parque Nacional do Iguaçu são confiáveis, mas precisamos avançar e chegar em breve a 1 milhão de visitantes.

Visit Iguassu
Equipes de TV gravam programa para alcançar público nacional (Crédito: Visit Iguassu – divulgação)

Room Tax

“Sim, nossos hotéis aplicam o room tax que responde por 70% de nossa receita. Nesse acordo com os hotéis conveniados temos uma exclusividade: somos o único convention no Brasil que possui um serviço de atendimento ambulatorial gratuito. Se acontece alguma coisa com o hóspede no hotel (intervenções simples, ela deixa claro) que ele está hospedado e que é associado, ele pode ter um atendimento presencial ou um atendimento remoto (telemedicina) . Temos isso há muitos anos e muito antes da pandemia…

Gestão integrada

Temos uma gestão integrada do Turismo, uma união de esforços, entre o poder público e a iniciativa privada. O Visit é uma das entidades executivas de todo um planejamento maior que tem a parceria da Prefeitura Municipal de Foz, através da Secretaria de Turismo, a parceria de Itaipu Binacional e o Fundo Iguaçu. Com essa união de esforços conseguimos fazer muito mais para o turismo e para o turista que nos visita.


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