Simples e didático, material intitulado Guia do Viajante Responsável foi lançado pelo Movimento Supera Turismo Brasil e reúne recomendações como uso de máscaras, higienização, distanciamento e oferece dicas para uma viagem sustentável
Por ZAQUEU RODRIGUES
A retomada das atividades turísticas acontece sob a regência de um conjunto de protocolos de biossegurança que está reconfigurando profundamente a rotina dos profissionais do mercado de turismo. O sucesso dessas medidas de segurança, porém, depende da colaboração dos clientes no cumprimento das determinações.
Para evidenciar a importância da colaboração dos clientes no combate ao novo coronavírus, o Movimento Supera Turismo Brasil lançou o Guia do Viajante Responsável, uma cartilha que contém uma série de recomendações para garantir que as viagens ocorram de forma segurada para viajantes e profissionais do setor.
Veja também as mais lidas do DT
Até agora, dia 22 de setembro de 2020, a pandemia de novo coronavírus já matou mais de 137 mil pessoas em território brasileiro.
O documento chama a atenção para práticas básicas como usar máscara de proteção facial, lavar as mãos, manter o distanciamento social, respeitar os novos protocolos de biossegurança e recomenda os procedimentos que podem ser feitos por meio da tecnologia, como o check-in.
O Guia também oferece dicas para que a viagem possa ser feita de forma sustentável e com o menor impacto possível. Entre outras estão evitar consumir produtos que usem plástico, carregar o copo reutilizável, respeitar e valorizar a cultural local, consumir produtos dos pequenos produtores da região e economizar água e energia.
O Guia do Viajante Responsável foi elaborado com a participação de 27 entidades representatividades da cadeia de turismo, como Abav Nacional, Resorts Brasil, Abracorp, Braztoa, BLTA, FOHB, Abih, Abrasel, e de influenciadores digitais. Para ler o material na íntegra, clique no texto em azul abaixo: