A hotelaria celebra os excelentes números após o megashow da Madonna. Em entrevista ao DIÁRIO, Alfredo Lopes, presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), reforça a necessidade de eventos de mesmo porte e a força da Cidade Maravilhosa, sobretudo de seu setor hoteleiro, para tal.
Por Paulo Atzingen
Não foram apenas os fãs que ficaram felizes com o show da Madonna no último sábado, dia 4, em Copacabana: o setor turístico carioca também teve muito a comemorar com a vinda da diva pop ao Rio de Janeiro. Os números são superlativos – 300 milhões de reais foram injetados na economia da cidade. Dos 1,5 milhão de espectadores, 150 mil eram turistas, que movimentaram não somente os hotéis, como também restaurantes e atrativos da região.
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De acordo com pesquisa divulgada pelo HotéisRIO, durante o período do show, a média esperada de ocupação dos hotéis da capital do Rio de Janeiro era de 83,72%. Os números indicavam a região de Copacabana/Leme lcom 95,95%, seguida de Ipanema/Leblon (82,40%), Centro (76,69%), Barra/Recreio (73,02) e Flamengo/Botafogo (69,91%).
Segundo o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a realização do show na praia de Copacabana, com o maior público da carreira da artista norte-americana, mostra que o município reúne todas as condições de organizar eventos de classe mundial. “E não apenas nos aspectos logísticos e de segurança. O bom resultado do show mostra que a marca Rio de Janeiro é muito forte, o que certamente contribui para desenvolver ainda mais nosso segmento turístico”.
Acompanhe a entrevista.
Quais outros eventos deram essa visibilidade ao Rio que o show da Madonna proporcionou, além do Réveillon?
O Rio de Janeiro é uma das capitais do turismo mundial, graças a uma combinação de beleza natural, cultura cosmopolita, excelente gastronomia e hospitalidade ímpar, o que faz que conte com uma ótima visibilidade. Eventos tradicionais como o Réveillon e o Carnaval são mundialmente conhecidos e trazem muita atenção e turistas. Não há dúvidas de que o show da Madonna atraiu muitos olhares, mas já tivemos outras apresentações memoráveis, como Rolling Stones, Rod Stewart e o recente show do Alok, que levou 1 milhão de pessoas à praia de Copacabana, além da Jornada Mundial da Juventude.
Como avalia os perfis dos hóspedes da rainha do pop? Gastam mais que os do Réveillon? Vieram apenas para o show?
É difícil definir um perfil para os fãs de Madonna que se hospedaram em nossa rede hoteleira, considerando que a artista norte-americana agrada desde pessoas que viram sua carreira decolar, há 40 anos, a jovens que conheceram sua música recentemente. Muitos vieram só para o show, outros aproveitaram para conhecer o que nossa cidade tem de melhor.
Existe algum projeto envolvendo a HotéisRIO ou da própria entidade para atrair mais turistas estrangeiros à cidade?
Nós, da hotelaria, estamos sempre buscando formas de promover nossa cidade e atrair mais turistas, tanto domésticos quando estrangeiros. Uma das formas de atingir esse objetivo é por meio de um calendário de eventos robusto, com congressos, feiras internacionais e shows. E é isso que estamos construindo, em parceria com o poder público. Outro ponto importante é viabilizar o transporte desses visitantes, por meio de mais conexões aéreas. O recente início da revitalização do aeroporto internacional do Galeão é um dos pilares desse trabalho.