sexta-feira, junho 27, 2025
InícioPolíticas de turismoEmbratur destaca papel da Inteligência de Dados em encontro...

Embratur destaca papel da Inteligência de Dados em encontro com observatórios de turismo

A Embratur participou, nessa quinta-feira (26), do Encontro Anual da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT). O painel “Redes Colaborativas e a Criação de um Ecossistema de Aprendizado Contínuo” contou com a participação do gerente de Inteligência de Dados e Competitividade, Fábio Montanheiro, que apresentou atividades da área de dados da Agência em um ambiente colaborativo com outros parceiros para desenvolvimento de indicadores.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com o tema “Redes Colaborativas e o Uso de Dados na Gestão do Turismo Brasileiro”, a 9ª edição do RBOT, que acontece até o dia 28 de junho de 2025, em Blumenau (SC), é realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer da cidade, por meio do seu Observatório de Turismo. O evento reúne mais de 70 observatórios de turismo associados à rede, além de profissionais, pesquisadores, gestores públicos e privados e interessados pelo tema.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a participação no evento reforça e reconhece o trabalho da área de Inteligência de Dados da Agência. “O centro de inteligência de dados é muito importante para a Embratur. Tudo o que fazemos, temos embasamento em dados. Assim, é possível saber, por exemplo, o que a gente tem que fazer em Portugal para promover o Brasil, que já é diferente da Espanha, que já é diferente da França, que é diferente da Alemanha”, explicou. “Entender como cada país olha para a gente é uma vantagem que temos. Além disso, nosso ponto forte é que o Brasil tem uma diversidade extraordinária para receber todos os tipos de turistas”, completou.

No painel, Montanheiro abordou as redes colaborativas e como a Embratur pode auxiliar os Observatórios de Turismo locais a produzir estudos e pesquisas. Ele abordou, inclusive, o programa Novas Rotas, que tem o objetivo de desenvolver conhecimento e capacitação local para destinos que estão fora do circuito de promoção e que ainda são destinos a serem explorados.

Outro tema abordado no painel foi o Observatório de Turismo da Amazônia, atividade colaborativa com os estados do Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins e Pará. “A gente está construindo um painel de dados e uma plataforma para eles monitorarem os fluxos turísticos localmente, especificamente na Amazônia”, explicou o gerente.

“Foi uma boa oportunidade, pois falamos sobre as áreas de inteligência e competitividade, em como a gente pode trabalhar em conjunto para desenvolver inteligência nos territórios e produzir dados que todo mundo possa ter acesso. A Embratur tem esse acesso a dados locais e os territórios e é fundamental que os destinos tenham acesso aos dados da Embratur. Essa colaboração vai fazer o projeto de transformar o Brasil numa rede de inteligência de dados acontecer muito mais rapidamente”, analisou Montanheiro.

Inteligência de Dados na Embratur

A área de Inteligência de Dados da Embratur é responsável por coletar, analisar e divulgar dados sobre o turismo internacional no Brasil. Aprimorado nesta gestão, o setor trabalha com indicadores internacionais e fluxos de demanda para projetar a chegada de turistas estrangeiros e municiar gestores públicos e privados com informações para tomada de decisões sobre investimentos.

Para auxiliar o trade, a Agência disponibiliza, ainda, o Painel de Dados, parada obrigatória para qualquer gestor de turismo que queira trabalhar em seus projetos com mais qualidade e com base em informações estratégicas. Nele, é possível encontrar informações bem detalhadas sobre chegadas por origem, receita turística, conectividade aérea com o Brasil e o Market Insights, documento elaborado pela Diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, por meio da Gerência de Mercados Internacionais em parceria com a área de inteligência, que traz um estudo detalhado sobre cada um dos principais emissores de turistas ao país, fluxos, perfil, ciclo de compra da viagem, entre outros dados. Saiba mais no site.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque