quarta-feira, maio 21, 2025
InícioPolíticas de turismoEmbratur se articula com empresários portugueses para ampliar turismo...

Embratur se articula com empresários portugueses para ampliar turismo de eventos

Embratur discute parceria com o World Trade Center de Lisboa para engajamento com setor privado em Portugal

A diretora de Negócios e Marketing Internacional da Embratur, Jaqueline Gil, participou de encontro com empresários do turismo de Portugal, na manhã da última segunda-feira (27), a convite do presidente do World Trade Center (WTC) de Lisboa, Luciano Menezes. Gil está em Portugal para participar da Feira Internacional de Lisboa, que ocorre entre os dias 1º e 5 de março e deve receber mais de 50 mil visitantes.

O objetivo da reunião é articular iniciativas de promoção do turismo de eventos, com foco em segmentos, como o esportivo, e trazer mais visitantes portugueses para o Brasil.

Além de Gil e Montenegro, participaram do encontro o diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso; a diretora de vendas do Sofitel em Lisboa, Patrícia Costa; o sócio e diretor de Marketing da VOQIN, Miguel Assis; Ana Fontoura, diretora de sustentabilidade do Grupo Fidelidade; o diretor de Operações da Report Eight, Pedro Sampaio; o presidente da Associação Parques de Campismo Alentejo e Algarve, Carlos Rodrigues; a presidente da Feira Internacional de Lisboa, Maria João Matos; e o gerente de Mercados Internacionais da Embratur, Bruno Reis.

Gil ressaltou a importância do mercado português para o turismo brasileiro e que o encontro com empresários é o pontapé inicial para a retomada da promoção no país europeu. “Esse encontro realizado pelo WTC com empresários portugueses marca o reengajamento da Embratur com o mercado internacional.

Vamos desenvolver em conjunto com o trade uma série de ações para que a promoção seja mais inteligente e aumente a entrada de turistas em nosso país. O WTC será um parceiro nesse desafio”, afirmou.

A diretora de Marketing da Embratur lembrou que, em 2005, mais de 350 mil visitantes portugueses estiveram no Brasil. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, o número despencou para 176 mil.

“A nova Embratur vai reposicionar os destinos turísticos brasileiros, sob estratégias de branding (Marca Brasil) e temas novos, como sustentabilidade e ações climáticas. Nossa meta será retomar, o mais breve possível, o patamar de 2005”, avaliou.

Segundo dados do Ministério do Turismo (2019), 55% dos portugueses visitaram destinos do segmento sol e praia, 20% procuraram experiências relacionadas à cultura e outros 20%, à natureza, ecoturismo e aventura.

“Com a promoção baseada em dados, há enorme potencial de crescimento dos segmentos relacionados à cultura e à natureza, e de lançar novos produtos, sem descuidar do sol e praia. São perfis distintos de turistas”, avaliou Gil. Ela também pontuou que 93% dos portugueses que visitaram o Brasil desejam retornar ao país.

O presidente do WTC, Luciano Montenegro, afirmou que o encontro foi um passo importante para divulgar mais os destinos brasileiros em Portugal. “Além de promover o Brasil, a rede de 320 World Trade Centers espalhados por 93 países está à disposição para ampliar e fortalecer os negócios”, anunciou.


EDIÇíO DO DIÁRIO com agências

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque