O foco da reunião, realizada nesta terça-feira (25), foram os mercados turísticos sul americano e asiático
REDAÇÃO com agências
Estruturar produtos turísticos de acordo com o perfil dos visitantes. Esta foi a proposta do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), durante o Seminário de Inteligência Comercial. O evento, realizado nesta terça-feira (25), com apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), esteve mais voltado para atração de visitantes da América do Sul e Ásia.
Na reunião, Gisele Lima, consultora de Inteligência Turística da Embratur, passou aos presentes um esboço do perfil dos turistas vindos da América do Sul. Além disso, apresentou números que refletem a presença destes turistas no Brasil e traçou estratégia para intensificar a atração de visitantes.
Os argentinos lideram a lista dos turistas da América do Sul a visitar o país (28,3%). Em seguida, estão os bolivianos (16,7%), uruguaios (15,2%), chilenos (14,3%) e paraguaios (11%). Na Bahia, o número de visitantes pulou de cerca de 27 mil, em 2014, para mais de 82 mil, no ano passado, onde os argentinos também são líderes, com mais de 80 mil turistas.
Veja também as mais lidas do DT
Mercado asiático
Para a Embratur, a Ásia é potencial para investimentos de médio e longo prazo. Em seu pronunciamento, o secretário de Turismo da Bahia, José Alves, propôs que governo e iniciativa privada trabalhem em conjunto para promoção dos destinos e atrativos turísticos. “Este ano, vamos participar de mais de 60 feiras nacionais e internacionais de turismo, mas é importante que os empresários estejam conosco para apresentar os seus serviços”, explicou.
Citando ações como a redução da alíquota do ICMS do querosene de aviação e o investimento em infraestrutura aeroportuária, o secretário elencou investimentos do Governo do Estado para atração de novos voos e de turistas para a Bahia.
(Felipe Lima)