(Edição do DT com agências)
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) lança, nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União, portaria assinada pelo presidente Vinícius Lummertz, que regulamenta o Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais. Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos poderão participar com projetos de ações no exterior específicas para tornar o Brasil sede de encontros que atraiam o turista de eventos internacionais e de competições esportivas.
“Nosso principal objetivo é fomentar o turismo de negócios no território brasileiro, possibilitando maior número de eventos e permanência desses turistas no País, que gastam em média três vezes mais que um turista de lazer. Além disso, queremos promover nossos novos equipamentos para eventos, como os aeroportos e centros de convenções, e mostrar toda infraestrutura do Brasil consolidando nossa competitividade no mercado mundial”, afirma o presidente Lummertz.
Veja também as mais lidas do DT
O apoio direto à realização das ações será viabilizado aos projetos que se mostrarem consonantes com as diretrizes promocionais do Instituto, com as regras e critérios técnicos estabelecidos pela portaria, voltados à realização das ações promocionais no exterior. As propostas aprovadas serão executadas pela Embratur em parceria com os destinos brasileiros.
Eventos internacionais no Brasil
Conforme dados do ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2014, o total de eventos passou de 62 para 291, o que representa evolução de 369%. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 177%, passando de 22 para 61. Ranking divulgado em maio deste ano mostra que o Brasil permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, tendo passado de 9º para 10º no ranking de 2014.