O Pantanal, maior planície alagada do planeta e Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela UNESCO, será o protagonista da nova edição da Galeria Visit Brasil, em Nova York (EUA). De quinta-feira (29) a domingo (2), o público internacional poderá mergulhar em uma imersão sensorial sobre o bioma, que combina arte, gastronomia, sustentabilidade e turismo de experiência.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur
A iniciativa é promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional e os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com patrocínio da Latam/Delta. A ação reforça o posicionamento do Brasil como um destino autêntico, diverso e sustentável.
“O Pantanal é retrato da alma do Brasil. Diverso, acolhedor e com uma mensagem muito importante de preservação da natureza. No ano em que estamos no centro desse debate, sediando a COP 30, levar essa experiência a Nova York é mostrar ao mundo que o turismo brasileiro é, acima de tudo, um ato de preservação e de conexão entre pessoas e culturas”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Só o Brasil possui seis biomas. Não podemos mais imaginar um mundo sem sustentabilidade. É urgente mostrar que o país é rico por seus recursos naturais, cultura e biodiversidade”, destacou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Arte, sabores e histórias
Logo na entrada, uma escultura de onça-pintada da Jaguar Parade dá as boas-vindas aos visitantes. No interior da galeria, fotografias, vídeos e projeções sensoriais revelam os ciclos da água e a vida selvagem pantaneira, com imagens cedidas pelo Onçafari e Documenta Pantanal.
Um destaque especial é o documentário inédito sobre o bioma, dirigido pelo premiado cineasta Lawrence Wahba, vencedor do Emmy, produzido em parceria com a Netflix. A mostra também apresenta o projeto Safari para os Sentidos, da Embratur e National Geographic, com registros do fotógrafo Filipe De Andrade, e retratos poéticos das comunidades locais pelo mato-grossense José Medeiros.
Na área gastronômica, os chefs Paulo Machado e Ariani Malouf apresentarão receitas típicas como chipa, macarrão de comitiva com aioli de pequi, ceviche de tilápia com mandioca e doce de leite com queijo, além de coquetéis inspirados no bioma.
Debates e experiências sustentáveis
Durante os cinco dias de programação, o evento também sediará mesas-redondas e encontros de negócios voltados ao turismo regenerativo e à conservação ambiental. Entre os temas debatidos estão:
Pantanal: um safári brasileiro no coração da biodiversidade;
Turismo regenerativo e pesquisa científica;
Pantanal em foco: fotografia como experiência turística.
A Galeria conta ainda com o apoio da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Flor Ribeirinha, Energia Natural, O Boticário, BSCA e IBRAC.
Feel Brasil e Plano Brasis
O evento integra o projeto Feel Brasil, da Embratur e Sebrae, que reúne 101 experiências turísticas sustentáveis em 61 municípios brasileiros. Mais de 70% das atividades são operadas por micro e pequenas empresas, com 59% de protagonismo feminino.
A ação também está alinhada ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, que consolida o Brasil no exterior com base em três pilares: inovação, diversidade e sustentabilidade.
Turismo brasileiro em alta
Em 2025, o Brasil registrou crescimento recorde de 45% nas chegadas de turistas estrangeiros, ultrapassando 7 milhões de visitantes. Os Estados Unidos seguem como o terceiro maior emissor, com mais de 564 mil turistas entre janeiro e setembro. Atualmente, 33 rotas aéreas conectam os dois países, com 217 voos semanais e 58 mil assentos disponíveis.
Vitrine internacional do Brasil
Criada pela Embratur, a Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante que apresenta o país ao mundo de forma sensorial, por meio de cheiros, sons, imagens e sabores. Após destacar a Amazônia na edição de 2024, o espaço retorna a Nova York para exibir a força e a beleza do Pantanal, consolidando o Brasil como um destino que inspira, emociona e transforma.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur




