O projeto Feel Brasil, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae, foi selecionado como finalista da 7ª edição do Skift IDEA Awards, uma das premiações mais prestigiadas do turismo mundial. É a primeira vez que o Brasil chega à fase final da disputa, que reconhece iniciativas inovadoras e transformadoras no setor de viagens.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências
A proposta tem como objetivo diversificar a oferta turística brasileira no exterior e promover experiências sustentáveis. Para isso, apresenta uma curadoria competitiva com 101 experiências espalhadas por 61 municípios, nas 27 unidades da Federação, todas divulgadas internacionalmente pela Agência.
Valorização de comunidades e turismo sustentável
O Feel Brasil concorre na categoria People & Community (Pessoas & Comunidade) do grupo Change Makers (Agentes de Mudança), que destaca projetos capazes de impactar positivamente comunidades e gerar transformação social.
Segundo a Embratur, 59% das experiências são lideradas por mulheres e mais de 80% envolvem equipes inclusivas, com forte engajamento em sustentabilidade social e ambiental.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que a boa colocação do projeto reforça o potencial do país no mercado global.
“Esse projeto foi pensado para que os destinos brasileiros ganhem competitividade internacional. E é isso que nós estamos vendo acontecer na promoção internacional, com o aumento na chegada de turistas de outros países, e na entrada de divisas do turismo, com vários recordes”, disse.
Freixo também destacou o reconhecimento internacional da metodologia.
“A premiação também é um reconhecimento internacional desse modelo de promoção que nós criamos em parceria com o Sebrae e com base em dados. O Feel Brasil se mostra um exemplo e trará muito mais resultados para o turismo internacional no país”, completou.
Skift IDEA Awards: referência global
Realizado anualmente, o Skift IDEA Awards (Innovation, Design, and Experience Awards) celebra projetos inovadores, criativos e de impacto no turismo. A edição de 2025 recebeu mais de 420 inscrições de todo o mundo, com 247 finalistas distribuídos em 31 categorias e sete grupos de critérios.
A Embratur concorre com outros 10 finalistas na sua categoria. O prêmio avalia iniciativas nas áreas de hotelaria, aviação, tecnologia, turismo e sustentabilidade, consolidando-se como um importante termômetro para tendências e inovações do setor.