A 13ª edição do Troféu Silvia Zorzanello (em memória), promovido pelo Grupo Excelências, foi conferida nesta quarta-feira, dia 22, no primeiro dia da Fitur – Feira Internacional de Turismo, que acontece em Madri, na Espanha. Este prêmio visa valorizar o empenho em prol do turismo brasileiro e celebrar o legado deixado por Silvia Zorzanello.
O DIÁRIO participa como midiapartner da Fitur
Segundo nota enviada pela assessoria da Rossi & Zorzanello ao DIÁRIO DO TUIRSMO, o CEO do Festuris Gramado, Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, e o CEO do Grupo Excelências, José Santiago, entregaram a honraria ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Dedico este prêmio a todo o povo do Rio Grande do Sul, protagonista na reconstrução do turismo após tempos desafiadores. Hoje, o Estado está de braços abertos para o mundo”, manifestou Freixo.
O Troféu Silvia Zorzanello é concedido pelo Grupo Excelências, com curadoria da família, para empresas, destinos ou personalidades que tenham significativa contribuição para o desenvolvimento do turismo brasileiro no mercado interno e externo.
“A Embratur está sendo, como entidade, como agência de promoção do Turismo no Brasil, homenageada pelo grande trabalho que Marcelo Freixo, Bruno Reis e toda a equipe vêm realizando, ainda mais neste ano em que o Brasil é o País Parceiro da Fitur. Isso expande muito mais a presença do Brasil, que é hoje um dos maiores eventos de Turismo do mundo, pelo seu tamanho, pela sua entrega, pela sua referência enquanto mercado global. Ficamos muito honrados em poder estar aqui fazendo esta entrega”, destaca Eduardo.
Silvia Zorzanello
Em 1989, Silvia Zorzanello e Marta Rossi, duas profissionais que atuavam na hotelaria de Gramado/RS, detectaram que o turismo de negócios também tinha grande potencial de crescimento e gerador de divisas para Gramado.
Naquele ano, realizaram um salão de turismo para reunir agentes de viagens e operadoras, estimulando o mercado turístico gaúcho, fortalecendo o trade e fomentando ações que desviassem para a Serra Gaúcha as atenções do centro do país. Nascia o Festival do Turismo de Gramado com 2.500 participantes, 4 destinos internacionais e 160 marcas expostas. O evento cresceu e passou a ser conhecido como Festuris, reunindo, na última edição, mais de 2.500 marcas, 53 destinos internacionais e mais de 15 participantes.