Argentina, Uruguai e Chile são os principais emissores de turistas para este estado, aponta pesquisa da Embratur. A proximidade e a conectividade são dois critérios motivadores para ampliar a oferta.
Redação do DIÁRIO com agências
Integração entre Brasil, Argentina, Uruguai e Chile é o que planeja a Embratur. O presidente da entidade, Vinicius Lummertz, reuniu-se na quinta-feira, 02 de março, com integrantes da Secretaria de Turismo de Santa Catarina, membros do trade turístico regional e entidades do setor para discutir ações de promoção do Estado na América do Sul. Participaram da reunião Francisco dos Anjos, secretário-adjunto de Turismo de Santa Catarina, Valdir Walendowski, presidente da Santur, Rogério Siqueira presidente do Conselho Estadual de Turismo, Vinícius de Lucca, secretário de Turismo de Florianópolis, e o secretário-adjunto de Turismo de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira.
Veja também as mais lidas do DT
“O Brasil tem o maior potencial do mundo para o turismo, o que inclui o Sul do País. É preciso que sejam derrubadas de uma vez por todas as barreiras dos visitantes do exterior pra cá. Por isso, a necessidade da criação de uma agência moderna, capaz de investir, contar com parcerias e captar mais turistas”, disse Vinicius Lummertz.
Recente pesquisa da autarquia sobre os mercados sul-americanos indicou alto potencial de crescimento na emissão de turistas, especialmente dos países vizinhos. A análise apontou tendência de aumento do e-commerce no setor turístico, com cada vez mais consumidores definindo suas compras pela internet e redes sociais. A proximidade e a conectividade são dois critérios motivadores para ampliar a oferta dos destinos catarinenses. “Busca de parcerias para o fortalecimento do setor no atual cenário de crise e de cortes orçamentários”, pontuou Leonel Pavan, secretário de Turismo de Santa Catarina.