Pernambuco marcará sua presença no Carnaval carioca de 2025 por meio de um intercâmbio cultural e turístico. Na noite de segunda-feira (10), no Palácio do Campo das Princesas, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, acompanhado da vice-governadora Priscila Krause, recebeu representantes do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro (G.R.E.S Unidos do Viradouro) e anunciou a parceria. Este ano, o enredo da Viradouro será “Raízes da Jurema – Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos”, que narra a história de Malunguinho, um pernambucano que se destacou como um dos quilombolas mais renomados do Brasil e como líder afro-indígena do Quilombo do Catucá, localizado entre a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Norte.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o governo estadual vai firmar um termo de fomento junto à atual campeã do carnaval carioca, incluindo intercâmbio cultural com shows da Unidos do Viradouro em Pernambuco e oportunidade de realização de eventos de divulgação turística do destino Pernambuco no Rio de Janeiro.
“Nós podermos ter um personagem como o Malunguinho, que é um líder pernambucano, representado, falado no Carnaval do Rio de Janeiro, através de uma escola como a Viradouro, traz uma emoção muito grande e uma felicidade de poder contar um pouco do que é Pernambuco, das nossas raízes, das nossas tradições para o mundo inteiro. Vamos levar a história de resistência e luta pela liberdade surgida no nosso chão para o Brasil e o mundo. Então o sentimento é de uma felicidade grande”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.
“Destacar o turismo de Pernambuco”
O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, frisou a importância da parceria para o turismo. “A Empetur está buscando destacar o turismo de Pernambuco com toda a sua história, toda a sua cultura, toda a sua tradição. Através dessa parceria com a Viradouro, a Empetur vai promover o estado de Pernambuco para mais de 150 países que vão transmitir o Carnaval do Rio de Janeiro”, disse o gestor.
O termo de fomento garantirá o desfile de 70 pernambucanos juremeiros que expressarão a sua cultura numa das maiores vitrines culturais do País, que é o desfile das escolas de samba do Grupo Especial. Ao homenagear o líder afro-indígena Malunguinho, a Viradouro promove a valorização e preservação das tradições de Pernambuco, difundindo conhecimento sobre traços das nossas raízes e cultura internacionalmente e tirando suas histórias da invisibilidade. Ao trazer o assunto à tona, o Estado faz uma reparação histórica e busca recolocar o Quilombo do Catucá no lugar de destaque, assim como está o Quilombo de Palmares.
“É um líder pernambucano que está sendo retratado, então a importância é grande de termos essa parceria com o Governo. Quero agradecer, porque para mim, como todos aqui, é uma honra fazer parte de um desses guerreiros da Viradouro”, disse Ana Paula Jones, presidente da Associação Raízes da Tradição. Para o carnavalesco da Unidos da Viradouro, Tarcísio Zanon, atual campeão do Carnaval, a representatividade de Malunguinho é uma expressão que precisa ser conhecida em todo o País. “Nada mais representativo, nada mais feliz da minha parte do que estar aqui nesse celeiro de cultura e poder colocar Malunguinho nesse lugar de visibilidade”, registrou.
O desfile ocorrerá no dia 02 de março de 2025, na Sapucaí, no Rio de Janeiro. A transmissão chega a mais de 150 países. Através da parceria, será possível impulsionar o turismo por meio da criação de projetos de turismo criativo. “É uma importância grande poder levar a nossa cultura popular para uma vitrine universal, que é o desfile de uma escola de samba do Rio de Janeiro, como a Viradouro, trazendo um enredo que traz uma reparação histórica a um líder pernambucano”, ressaltou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.