(Edição do DT com agências)
O número de pessoas empregadas em agências de turismo no país caiu 7,3% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2014, segundo pesquisa do Ipeturis – Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo. A retração foi mais acentuada nas regiões Sul e Norte, com -11,7% e -10,7%, respectivamente.
“Nosso mercado sofre com a crise e com o aumento da competição, que envolve tecnologias como mídias sociais”, diz Ilya Hisch, presidente interino do Sindetur-SP (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo). Segundo ele, as agências, principalmente as menores, que não conseguem se atualizar, acabam saindo do mercado.
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O levantamento também mostra que as agências tiveram uma redução de 12,7% nas vendas nos seis primeiros meses de 2015. Nas pequenas, o recuo foi de 19,1% e, nas micro, chegou a 10,4%. Entre os serviços oferecidos, os pacotes foram os que tiveram a maior queda (-22%).