Empresas de turismo apoiam o jantar “Massa Solidária”, que é promovido pela ONG Banho Solidário Sampa, e ocorre dia 11/10, em São Paulo. O evento terá 100% de verba revertida para ampliação da ONG
Botânico SP, Bourbon Ibirapuera, Grand Mercure Curitiba Rayon, Grupo Tauá, Tauá Resort Atibaia, Schultz Operadora e Zoo SP. Essas são algumas das empresas de turismo que apoiam o jantar “Massa Solidária”. Por sua vez, o evento será realizado no próximo dia 11 de outubro e deve reunir cerca de 350 pessoas no Clube Ipê, em São Paulo.
O jantar, promovido pela organização não-governamental Banho Solidário Sampa em parceria com o Buffet Marcelo Gussoni, tem o objetivo de arrecadar recursos financeiros necessários para ampliação da atuação do projeto em 2023.
Ampliação das operações
Vale destacar que desde o início de sua atuação, em março de 2020, a ONG já impactou a vida de mais de 20 mil pessoas na capital paulista, levando banho digno à população de rua da cidade.
Veja também as mais lidas do DT
E a ONG se prepara, no próximo ano, para dobrar sua capacidade de atendimento (chegando a 100 banhos por ação), e também incluir 10 banhos pet em sua operação.
Sendo assim, a meta de ampliação estabelecida demanda investimentos de mais de R$ 200 mil, somente na aquisição e adaptação do veículo. Ele conta com: salas de banho integradas por área seca e chuveiro, sistema de energia solar, sistema inteligente e sustentável de captação e descarte de água.
Além das empresas de turismo, são parceiros do jantar “Massa Solidária”: as marcas Dolce Ricordo, Dr. Shape, Eskala, Starpoint, Instituto Ana Hickman, Lumini Motel, Magneto Colchões, Make More, Restaurante Tarsila, Restaurante Zucco e Starpoint.
Trabalho em equipe
Complementarmente, os times de futebol Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Club, Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians Paulista, além do capitão do penta, Cafu, se uniram à causa e cederam camisas oficiais autografadas.
A respeito de toda essa colaboração para o jantar, Paulo Cesar Fernandes, um dos fundadores e atual presidente da ONG diss: “Trata-se de uma noite de integração entre nossos voluntários, parceiros e demais convidados que se sensibilizam com a nossa causa.”
“Agradecemos muito cada um destes parceiros porque, mais do que produtos ou serviços, eles cederam seu tempo para nos conhecer e nos emprestam suas marcas para que possamos reconhecer e homenagear nossa equipe de voluntários”, complementou Paulo Cesar.
“Além disso, eles nos oferecem possibilidades reais de captação dos recursos financeiros necessários para nossa ampliação”, finalizou o presidente.
Como funciona o trabalho da ONG com a população de rua
Atualmente, mais de 158 mil brasileiros vivem em situação de rua. Esse dado é do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, plataforma da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
E São Paulo lidera o alarmante ranking, com mais de 42 mil registros. Sendo assim, é considerada a capital com o maior número de pessoas em situação de rua no País.
Porém, felizmente existem projetos administrados por organizações não-governamentais que atuam para minimizar os impactos dessa verdade social. E um destes projetos é o Banho Solidário Sampa, tocado pela ONG de mesmo nome.
O Banho Solidário Sampa tem seu “coração”, a área de banho, estruturado a partir de um trailer com boxes, dois chuveiros, sistema inteligente e sustentável de captação de água, produzido sob encomenda para viabilizar o trabalho itinerante.
E ainda atender, somente na área de banho, entre 40 e 50 pessoas em situação de rua em diversos pontos da capital paulista. É importante dizer que este número será ampliado para 100 banhos, por ação, em 2023, quando também serão incluídos banhos pet.
Atendimento da ONG
Um dado importante é que mapeamento da cidade atende a alguns requisitos, sendo que o principal é constatação de falta de assistência.
“A gente considera que a praça da Sé, a área embaixo do Minhocão e a região central têm mais projetos em curso do que nas áreas mais periféricas. Então, a gente opta por esses bairros nos quais não há tanta atuação social”, explica Fernandes.
Outro critério é o potencial de atendimento ampliado, já que se trata de uma operação grande e que requer autorizações antecipadas da prefeitura e da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET).
“A preferência é por locais onde a gente consiga esgotar a capacidade de água do trailer para otimizar a operação. A gente recebe muita demanda e, infelizmente, ainda não temos condições e datas disponíveis para atender todo o mundo”, ressaltou Fernandes.
Outras atuações
Além de oferecer banhos, itens de higiene, roupas limpas e acolhimento, o Banho Solidário Sampa se une a outras organizações para expandir os horizontes de pessoas em situação de rua.
Entre elas, há ações com ONGS parceiras que prevê ajudar a pessoa a retornar para casa e auxiliá-la durante todo o processo. E ainda há ações de atendimento médico e capacitação profissional para pessoas de rua.
Para saber mais sobre o jantar “Massa Solidária”, as empresas de turismo que o apoiam, e as ações do Banho Solidário Sampa, acesse o Instagram da ONG.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.