Encontro da indústria hoteleira e turística, 35ª edição do Encatho & Exprotel começa em Floripa

Continua depois da publicidade

Com ampla programação, Encatho & Exprotel reúne operadores em busca de insights e tendências para o setor em Florianópolis (SC). O DIÁRIO é mídia partner.

Por Bruno Almeida, colaborador do DT*


Contando com 2.125 leitos por 100 mil habitantes, Santa Catarina já foi apontado como o estado com maior capacidade de hospedagem no Brasil. São 819 unidades habitacionais no estado catarinense, segundo a mais recente Pesquisa de Serviço de Hospedagem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja também as mais lidas do DT

Isso tudo sem contar os inúmeros atrativos turísticos já conhecidos do público, que vão das amplas opções de contato com a natureza, em praias e regiões montanhosas, às festas tradicionais. Pensando em potencializar a relação do visitante que chega a Santa Catarina e colocar o aumentar as estratégias para o turismo do estado, o Encatho & Exprotel chega a sua 35ª edição para unir a indústria hoteleira turística do país, em especial a da região Sul.

Brinde marca abertura do Encatho & Exprotel - Foto: Bruno Almeida - DT
Brinde marca abertura do Encatho & Exprotel – Foto: Bruno Almeida – DT

Promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), a jornada de três dias começou na noite desta terça-feira (23), no maior centro de convenções e eventos de Florianópolis, o Centro-Sul, e é considerado o maior encontro da Hotelaria e do Turismo do Sul do Brasil.

Com uma programação que inclui exposições e palestras para oferecer insights sobre inovações, tendências e perspectivas a gestores e operadores do segmento, o Encatho & Exprotel 2024 tem como tema “A Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria”. A solenidade de abertura desta terça lotou as salas Jurerê e Joaquina do centro de convenções.

Luciano Boico (Embratur), Rui Schürmann (ABIH-SC) e Milton Zuanazzi (Mintur) discursaram na abertura - Foto: Bruno Almeida - DT
Luciano Boico (Embratur), Rui Schürmann (ABIH-SC) e Milton Zuanazzi (Mintur) discursaram na abertura – Foto: Bruno Almeida – DT

“A feira traz muito essa possibilidade de contato com os clientes e hoteleiros não só do nosso estado, mas também do Rio Grande do Sul e do Paraná (…) Estamos aqui para possibilitar que vocês melhorem seus negócios, mostrar que compartilharmos muitas dores e problemas, mas também compartilhamos soluções”, disse o anfitrião e diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann, na abertura do evento.

Ele aproveitou a marca de 35 edições do evento para avaliar o que torna Santa Catarina um local tão atrativo para os turistas. “Temos muitos estabelecimentos que passam entre gerações. Agora temos segunda, terceira e quarta gerações dentro dos hotéis. Sabemos cuidar das pessoas que trabalham conosco e cuidamos do turista que nos visita”, afirmou Schürmann.

Reforma tributária

Presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares lembrou da importância da união de operadores de turismo para conquistas para o setor, como a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). Ele lembrou que, para a entidade que preside, a pauta mais urgente é a reforma tributária. “Já temos uma das mais altas carga tributária, por isso precisamos nos unir e mostrar a força do setor de turismo”, pediu.

Presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares falou da importância no setor de turismo em todo Brasil - Foto: Bruno Almeida - DT
Presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares falou da importância no setor de turismo em todo Brasil – Foto: Bruno Almeida – DT

Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e membro do Conselho Nacional de Turismo (CNT) do Ministério do Turismo, Alexandre Sampaio, também mostrou preocupação com o aumento da carga tributária. “Reitero aqui que nós devemos trabalhar juntos. Com certeza, o turismo é um dado muito importante para o crescimento econômico e social, e para o crescimento de todas as atividades que o Brasil tem. A gente quer um crescimento econômico social e cultural também”, falou Sampaio.

A questão dos impostos também foi abordada pelo secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva. “Uma pena discutir a carga tributária no sentido do aumento. Isso vai na contramão do restante do mundo”, começou. “O empresário não pode pagar pelo preço e tamanho do serviço público em que nós estamos”. Por fim, ele lembrou que o evento é oportunidade para discutir mudanças no turismo e prever tendências: “não queremos ter só sazonalidade, só o turismo de calor. O estado agora lembrou que tem frio”, brincou.

Abraçar novidades

Para o coordenador de Articulações Estratégicas da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Luciano Boico, o evento é uma oportunidade para a promoção de um “Brasil cheio de sabor e de saber” e elogiou a facilidade como o Encatho & Exprotel reúne conselhos, secretarias municipais e estaduais e operadores, massificando a atuação em uma área tão importante.

A edição do ano passado do Encatho & Exprotel reuniu mais de 4 mil visitantes, de 11 estados brasileiros. “Nós queremos construir a marca de um Brasil espetacular, admirado pelo resto do mundo. E a gente quer potencializar essas áreas tão importantes e construir de forma colaborativa”, pontuou Boico.

Já o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, corroborou o sentimento de que o evento é oportunidade para pensar novas e melhores diretrizes do setor e falou sobre o tema desta edição. “Este é o nosso século da energia limpa, da biodiversidade, da bioeconomia… e das viagens como geradoras de emprego para nossa gente. Não há pais no mundo que não entenda o turismo como estratégia”, concluiu.

Autoridades do setor abriram edição 35 do evento, na capital catarinense - Foto: Bruno Almeida - DT
Autoridades do setor abriram edição 35 do evento, na capital catarinense – Foto: Bruno Almeida – DT

A secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis, Zena Becker, elogiou o evento como um bom “momento de troca de ideias” e falou sobre os desafios que a rede hoteleira enfrenta na capital catarinense. Para Becker, a capacitação e qualificação da mão de obra são temas urgentes para discutir nos três dias de Encatho & Exprotel. Além disso, afirmou que o estado “não pode mais ignorar” o Airbnb, empresa americana de estadias em casas de família de curto e longo prazo.

“É um grande desafio para discutir. É um tipo de hospedagem que a gente tem que abraçar, faz parte de uma inovação. Os Airbnb são um desafio para a rede hoteleira. Assim como vieram os aplicativos como o Uber, por exemplo, a gente precisa também abraçar, mas precisamos discutir como regulamentar para que toda a rede hoteleira não tenha as dificuldades que vem tendo”, disse.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio-SC), Helio Dagnoni, o gerente Regional do Sebrae Brusque, Carlos Alberto Kinchescki Junior, o presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, Osmar Jose Vailatti, e o conselheiro da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz.

Homenagens

Receberam homenagens durante a cerimônia, por suas contribuições para o turismo, a turismóloga Maria Conceição Junckes; o CEO da Atrio Hotel, Beto Caputo; o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares; o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajete), Evandro Novak; a gerente executiva da ABIH-SC, Juliana Bossi de Castro; a jornalista da ABIH-SC, Vania Monteiro; e a líder de artigos de cama, mesa e banho para hotelaria, a Teka Profline, representada pelo gerente comercial da empresa, Rodrigo Flores.

Turismóloga Maria Conceição Junckes ganhou prêmio Maria Helena Petry Makowiecky no Encatho & Exprotel - Foto: Bruno Almeida - DT
Turismóloga Maria Conceição Junckes ganhou prêmio Maria Helena Petry Makowiecky – Foto: Bruno Almeida – DT
Beto Caputo recebe prêmio João Eduardo Amaral Moritz no Encatho & Exprotel - Foto: Bruno Almeida - DT
Beto Caputo recebe prêmio João Eduardo Amaral Moritz – Foto: Bruno Almeida – DT

Programação

O Encatho & Exprotel 2024 conta com três dias de programação, entre palestras e presença de expositores na capital catarinense. Milhares de operadores do turismo brasileiro devem passar pelo Centro-Sul, ao lado da praia, em Florianópolis, ao longo do evento.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade