O 1º Encontro de Mídia da Europ Assistance nesta sexta-feira (27) na sede da empresa no bairro de Alphaville, em Barueri (SP), serviu para apresentar uma espécie de radiografia da empresa, ao mesmo tempo que jogou luz para o mercado de seguro e assistência no Brasil e no mundo. Seus líderes, do CEO aos diretores, apresentaram um a um seus desafios e perspectivas no âmbito desse mercado de Seguro extensivos a automóveis, residencial (família) e viagens.
Por Paulo Atzingen*
Sexagenária, criada pelo francês Pierre Desnos, em 1963, chegou ao Brasil em 1996 e atua no mercado com serviços e assistências para Montadoras, Bancos, Empresas de Cartões de Crédito, Varejistas e Seguradoras.
Veja também as mais lidas do DT
A abertura do encontro foi feita por Newton Queiroz, Chief Executive Officer (CEO) da Europ Assistance que apresentou uma linha do tempo a partir da chegada da empresa no Brasil. “Éramos um petroleiro agora somos um veleiro”, comparou se referindo à modernização que a empresa sofreu nos últimos anos.
A confiança em apresentar-se, mostrar sua estrutura e dependências, apresentar dados importantes da empresa aos jornalistas demonstra uma postura moderna da Europ Assistance, que valoriza o compliance, a inteligência coletiva (por meio de escutar os funcionários), mudanças nos processos de RH com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores. Atualmente a empresa possui 700 funcionários no Brasil, sendo que desses, 521 (70%) são mulheres.
Viagens
O segmento terá, em termos globais, uma receita esperada em 2023 de aproximadamente 3.5 bilhões de euros, atendendo 300 milhões de clientes. Só no Brasil é estimado uma receita de 1 bilhão de reais em 2024, principalmente através do crescimento das viagens e do turismo.
No segmento específico das viagens, em 2022 o mercado de Seguro Viagem cresceu 30% comparado a 2019, o período pré-pandemia. “O mercado de Turismo continua crescendo e atingiu mais de16 bilhões em 2022, com 10% das transações realizadas por meio de canais digitais”, afirmou Gabriel Rego, Head Travel Brasil.
Ainda, segundo ele, a tendência de crescimento nas vendas de seguro viagem deve se manter nos próximos anos. “O volume de tickets internacionais segue em retomada e deve superar 25 milhões em 2026, superando os 23 milhões em 2019″. Desse total, em 2019 vendíamos 33% em seguro viagem . Em 2026 estimamos atender 78% dos bilhetes vendidos”, prognosticou.
O encontro teve a participação de boa parte da diretoria no Brasil: Márcia Lourenço – Human Resources & Organization Director CHRO da Europ Assistance Brasil, José Andrés Acebo Niño – Chief Financial Officer, Wlamir Ianez, Superintendente de Controladoria, Gabriel Rego, Head Travel Brasil, Tiago Massarico, Chief Operating Officer e Rogério Guandalini, Chief Sales Officer & Chief Marketing Officer.
Confira na edição de quarta-feira (1º de novembro) reportagem completa sobre este encontro.
*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO