O Visit Iguassu promoveu uma reunião nesta quinta-feira (9) com gerentes de RH responsáveis pelas contratações no setor de hotelaria, gastronomia, atratividade, agências, comércio, serviços e outros segmentos.
Segundo nota enviada pela assessoria do Visit Iguassu ao DIÁRIO DO TURISMO, o encontro abordou a “Cota Aprendizagem e o Curso Técnico de Meios de Hospedagem em Foz do Iguaçu”, iniciativa pioneira do Governo do Paraná para formar profissionais qualificados e atender às necessidades do mercado.
O Diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, Marcelo Martini, apresentou os avanços do programa, que desde 2023 tem capacitado jovens em áreas cruciais para o turismo. Ele destacou a importância da iniciativa para minimizar a falta de mão de obra no setor de hotelaria e a possibilidade de os alunos serem contratados como Jovem Aprendiz. “Essa é uma oportunidade para alinhar a formação teórica ao aprendizado prático, além de abrir portas para o mercado de trabalho”, afirmou Marcelo.
Disponível nos Colégios Estaduais Carlos Drummond de Andrade e Gustavo Dobrandino da Silva, o curso tem duração de três anos e está vinculado ao ensino médio. Em 2025, está prevista a homologação do Curso Técnico em Gastronomia, ampliando as oportunidades de formação na região.
Sucesso do programa depende das empresas
O presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, enfatizou o papel crucial das empresas para o sucesso do programa. “Essa nova modalidade de contratação de Jovem Aprendiz, que já atende à cota de 5%, simplifica o processo para os departamentos de RH e oferece aos jovens uma oportunidade única de inserção no mercado de trabalho. Com isso, além de formarmos profissionais, podemos desenvolver talentos que terão a chance de crescer nas empresas locais”, pontuou.
Atualmente, apenas 20 dos 70 alunos que iniciaram o curso estão matriculados no terceiro ano, devido à baixa taxa de contratação. Jaime Mendes fez um apelo às empresas. “Precisamos que o setor privado abrace esse projeto para motivar os estudantes e mostrar que há um futuro promissor para eles no setor turístico”, pediu.
Com a adesão das empresas, o programa não apenas transforma a realidade de muitos jovens, mas também contribui para a superação da escassez de mão de obra qualificada em Foz do Iguaçu. A união entre teoria e prática proporciona aos alunos uma formação robusta, enquanto as empresas têm a chance de moldar profissionais alinhados às suas necessidades.
O Visit Iguassu reforça que o programa é uma oportunidade de impacto duplo: fortalecer o setor turístico e oferecer aos jovens a perspectiva de uma carreira sólida e promissora.
Para mais informações sobre o programa e como participar, as empresas interessadas em contratar jovens do Curso Técnico em Hospedagem devem entrar em contato diretamente com as escolas participantes:
- Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade: (45) 3526-2317
- Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva: (45) 3527-9854
- As escolas são responsáveis por realizar a seleção e o encaminhamento dos alunos às empresas, facilitando o processo de contratação.
Saiba mais sobre o Visit Iguassu no site oficial.