Ibiza e Mallorca terão energia renovável até 2050

Continua depois da publicidade
REDAÇÃO com agências –

As badaladas ilhas de Mallorca e Ibiza, no Mar Mediterrâneo, recebem um charme adicional até a metade do século, fazendo uso de fontes de energia 100% renováveis até 2050. A mudança faz parte da nova lei climática apresentada hoje, quinta-feira (15) pelo governo regional das Ilhas Baleares em Palma de Mallorca, que prevê 10% de renováveis em 2020, 35% em 2030 e 100% em 2050.

“Com esta lei, queremos tornar o que é frequentemente o nosso maior desafio – a nossa natureza como ilhas – numa oportunidade. Passar para 100% de energia e mobilidade limpas deve ser mais fácil aqui do que no continente, por isso é nossa responsabilidade começar a trabalhar para alavancar o avanço”, destacou Joan Groizard, diretora de energia no governo das Ilhas Baleares.

Inspirada no UK Climate Change Act, a nova lei inclui detalhes interessantes, como a exigência de instalação fotovoltaica em estacionamentos com mais de 1000m2 de superfície até 2025, bem como a meta de 100% de veículos elétricos na frota de aluguel até 2035.

Veja também as mais lidas do DT

Capital

Depois das Ilhas Baleares, a expectativa é que Madri venha a lançar uma lei climática para todo o país, já que a Espanha não tem objetivos de mudança climática em nível nacional além dos estabelecidos pela União Europeia.

Atualmente as ilhas Baleares se encontram no final da lista das regiões espanholas com maior percentual de geração de energia renovável, com menos de 3% de sua energia obtida a partir de fontes renováveis.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade