Energias renováveis em SP é destaque em relatório internacional

Continua depois da publicidade

Iniciativa que levou capacitação gratuita à população do Vale do Ribeira recebeu aporte de US$ 10 mil para contribuir com realização da ação

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O projeto Road Show Huawei Solar, que circula desde 2021 pelo estado de São Paulo oferecendo capacitação gratuita em instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica à população, foi um dos destaques do relatório do Future Fund, fundo internacional que visa contribuir para minimizar os impactos das mudanças climáticas no mundo, divulgado recentemente.

Veja também as mais lidas do DT

A iniciativa de apoio ao uso de energias renováveis foi selecionada pelo The Climate Group em 2020 para receber aporte de US$ 10 mil para contribuir com a realização do projeto.

No material, a entidade atenta para a passagem da ação – que recebe apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) e é realizada pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) – por 13 municípios do Vale do Ribeira no primeiro semestre do ano passado.

A região integra o programa estadual Vale do Futuro, de fomento ao desenvolvimento sustentável e que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Na época, 260 pessoas foram capacitadas e receberam, ao final, um certificado de conclusão do curso.

“O Governo do Estado de São Paulo reconhece e agradece os governos financiadores do Future Fund por acreditarem neste importante projeto, que proporcionou conhecimento e capacitação à população de uma das regiões mais vulneráveis do Estado de São Paulo e contribuiu para o aumento das oportunidades de emprego e geração de renda no setor de energia renovável”, relata o Governador João Doria.

Ainda no decorrer do documento, o fundo internacional destaca que o projeto não apenas contribuiu para os planos de recuperação econômica pós-pandemia de Covid-19 e a geração de empregos verdes, mas também se alinhou às metas estabelecidas na Política Estadual de Mudanças Climáticas do Estado (PEMC) visando cumprir o Acordo de Paris e as campanhas Race to Zero e Race to Resilience, ambas da Organização das Nações Unidas (ONU) e das quais o Governo do Estado aderiu em 2021.

“As informações neste documento refletem o compromisso do Estado de São Paulo com o desenvolvimento sustentável. Por meio desse nosso trabalho buscamos não apenas renovar a matriz energética, que já é 62% renovável, mas estimular a população paulista quanto à importância da adoção de ações ambientalmente mais responsáveis e que podem refletir positivamente também na própria economia”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Atividades em São Paulo

Até meados de fevereiro deste ano, a ação já percorreu 21 municípios paulistas, contabilizando mais de 729 pessoas capacitadas.

O projeto da ABGD, que já beneficiou outros estados, conta com o patrocínio da empresa de tecnologia Huawei, da Risen Solar Technology, Charles Stewart Mott Foundation e da Solfácil.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade