Entrevista: Roque Baudean, Diretor Nacional de Turismo do Uruguai

Continua depois da publicidade

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Roque Baudean, Diretor Nacional de Turismo do Uruguay, falou sobre a importância da relação do país com o Brasil e o que esperar do turismo uruguaio em 2023

Imagine um lugar que reúne festas tradicionais e folclore; a paixão pelo futebol; um Carnaval divertido e animado; ritmos musicais inesquecíveis, o povo gaúcho e o chimarrão. Parece o Brasil, não? 

Porém, estamos falando do Uruguai. Um país que é “hermano” do território brasileiro, mas, possui características únicas, e atrai cada vez mais turistas brasileiros todos os anos.

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com o Ministério do Turismo do Uruguai, só no 3º trimestre de 2022, 140 mil brasileiros visitaram o país. Seja para aproveitar as belezas naturais, assistir á um show de tango, ou mergulhar na cultura local, o Uruguai está no radar dos brasileiros.

Para saber mais sobre isso, o DIÁRIO conversou com Roque Baudéan, Diretor Nacional de Turismo do Uruguay.

Veja a entrevista completa:

DIÁRIO – Sr. Roque, o Uruguai participou de diversas feiras de turismo no Brasil em 2022. Na sua opinião, isso ajudou a aumentar o número de turistas brasileiros no país?

Roque Baudean: Sem dúvida nenhuma. Isso, somado à estratégia de publicidade e promoção, e ao trabalho da iniciativa privada, permitiu que atingíssemos nosso objetivo para os meses de janeiro e fevereiro.

DIÁRIO – Quais são suas expectativas para o turismo uruguaio em 2023?

Roque Baudean: Poder continuar estabelecendo mais conectividade aérea com o Brasil, e continuar crescendo neste mercado em quantidade e qualidade do turismo receptivo para o nosso país.

Roque Baudean comenta sobre o turismo no Uruguai: letreiro de Montevidéu, no Uruguai
Montevidéu, a capital do Uruguai, atrai muitos turistas (Foto de Alex Teixeira na Unsplash)
Relação Uruguai-Brasil

DIÁRIO – Este ano, o governo brasileiro já declarou que quer estreitar as relações com os países vizinhos, inclusive o Uruguai. Como o Brasil pode colaborar com o turismo uruguaio e aumentar o fluxo de turistas entre os dois países?

Roque Baudean: Trabalhando juntos para promover os destinos binacionais que temos ao longo de toda a fronteira. É fundamental que os dois Ministérios do Turismo trabalhem juntos nesse sentido.

DIÁRIO – Na sua opinião, qual a importância dessa relação entre os dois países?

Roque Baudean: O sul do Brasil e o Uruguai estão unidos pela história, suas tradições e seu povo. Por isso, são as pessoas de ambos os países que sentem, acreditam e fazem um bom relacionamento crescer a cada dia.

DIÁRIO – O Governo do Brasil também anunciou a binacionalização do Aeroporto de Rivera, cidade uruguaia que faz divisa com Santana do Livramento. Quais são os benefícios para o país?

Roque Baudean: Isso é algo que o Uruguai vem trabalhando há muito tempo com o Brasil. Isso dará ao destino binacional de Rivera e Santana do Livramento mais e maiores oportunidades de turismo, comércio, cultura e conectividade aérea para uruguaios e brasileiros que vivem naquela região.

Ações voltadas aos turistas brasileiros

DIÁRIO – Você já pode antecipar alguma ação promocional que o Uruguai realizará em 2023, voltada para turistas do Brasil?

Roque Baudean: O Uruguai vem realizando campanhas publicitárias em vários estados brasileiros nestes meses, e terá presença marcante em muitos eventos que acontecerão no Brasil este ano.

Dicas para quem ainda não conhece o Uruguai

DIÁRIO – Qual o seu conselho para quem ainda não conhece o Uruguai, mas quer conhecer este ano?

Roque Baudean: O brasileiro aproveita muito no Uruguai, cultura, gastronomia, compras e enoturismo. Agora, entrando no outono, é uma bela época para desfrutar de tudo isto, num ambiente natural com cores excepcionais.

Roque Baudean indica visitar o Uruguai também no outono, por conta das cores: La Paloma Rocha Department, Uruguay
La Paloma Rocha Department, Uruguay (Foto de Pedro Slinger na Unsplash)

Para saber mais sobre o turismo no Uruguai, acesse o site oficial.


Por Caroline Figueiredo, repórter do DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade