No 2º dia da Equipotel 2022, o DIÁRIO entrevistou Marcelo Salomão, da Accor, e Rafael Abuquerque, da Zoox Big Data, no evento para falar das tecnologias que fazem o hotel do futuro
Hoje, 14, no 2°dia da Equipotel 2022 (evento que reúne diversos produtos e temas relacionados à hospitalidade), aconteceu mais uma palestra relevante para o setor. Na ocasião, Marcelo Salomão, VP TI da Accor América do Sul, e Rafael Albuquerque, da Zoox Big Data, falaram: “Como as tecnologias estão moldando o hotel do futuro”.
O que a hotelaria já oferece
Durante a palestra, que ocorreu na Equipotel 2022, Rafael citou algumas tecnologias que já estão nos hotel. Dentre elas, ele elencou as principais e fez alguns comentários a respeito de cada uma:
1. Dados: “Muito é falado sobre Big Data, mas poucos conhecem”;
2. 5G: “É um fato, que será realidade para todos em breve”,
Veja também as mais lidas do DT
3. Mobile Key (usar seu celular como chave): “Viu pouco funcionamento no mundo”;
4. Utilização de APP: “É necessário ter um foco bem direcionado da função do APP, se não o hóspede baixa, se frusta e desinstala”.
5. Telefonia no quarto: “Vai acabar”.
6. TV a Cabo: “Pouco utilizada hoje em dia, então, está com os dias contados. Porque os hóspedes querem ver o seu próprio conteúdo, como streaming, por exemplo.”
E o último tópico: 7. Metaverso: “Pense no simples antes. Pense em um bom wi-fi, pense em oferecer uma boa conexão, uma tomada próxima da cama, para depois oferecer inovação”, destacou Rafael.
O que a hotelaria precisa
Por sua vez, Marcelo Salomão falou sobre as dificuldades que a hotelaria enfrenta no âmbito tecnológico. “Falta investimento em infraestrutura básica: roteadores, antenas, firewalls, servidores etc.”, apontou.
Ele também falou sobre vulnerabilidades de hardware e software, e que no cenário atual, é necessário pensar em combater ciberataques e seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Além disso, Marcelo concordou com Rafael ao evidenciar a importância de uma boa rede wi-fi:
“É necessário investimento em wi-fi, agora que os hóspedes fazem calls no quarto, e querem assistir sua série, ou seja, seu conteúdo na TV, etc “, disse. E lembrou de 3 outros pontos importantes para aprimorar os hotéis: “Pensar em tecnologias contactless, como online check-in e check-out; ter um bom programa de fidelidade; e humanização no atendimento.
Pensando nisso, o DIÁRIO conversou com os palestrantes sobre o uso de dados dos hóspedes e como um hotel novo pode investir em tecnologia.
Transparência e uso de dados
Ao ser questionado como os hotéis podem mostrar ao hóspede como utiliza seus dados, pensando na LGPD, Rafael disse: “No momento que ele for capturar os dados dos clientes, seja no momento do check-in ou no momento da conexão do wi-fi, ou ainda no momento da reserva dele, sempre deixar um botão de uma forma bem clara.”
Ele ainda complementou: “Um botão com a proposta que eles vão utilizar, antes dos termos de uso. Então, por exemplo: “A partir desse momento, iremos coletar, qualificar e higienizar seus dados para melhor utilização da sua experiência.” Ou seja, é uma mensagem prática e é verdade, né? Então, ser verdadeiro com os clientes. “
Novo no mercado: como investir em tecnologia?
Por sua vez, Marcelo deu uma dica para um hotel que está começando agora e investir em tecnologia: “Minha dica é investir em infraestrutura básica, primeiro de tudo. ou seja, a gente rever de computadores, servidores, cabeamento. E focar no ambiente wi-fi, que é o que o hóspede mais busca numa hospedagem em relação a tecnologia, pois é a base de tudo.
“E depois, como eu falei no final, investir na tecnologia. Era nisso que eu focaria”, finalizou.
Para saber mais, acesse o site da Equipotel 2022.
*Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT