sábado, junho 7, 2025
InícioBlog do DiárioErika Barreto, gerente de vendas do Ipanema Plaza Hotel,...

Erika Barreto, gerente de vendas do Ipanema Plaza Hotel, fala ao DIÁRIO

“No momento atual, de grandes adversidades econômicas, temos que acompanhar as tendências e perspectivas do mercado”, explicou Erika Barreto, gerente de vendas do Ipanema Plaza Hotel. Em entrevista ao DIÁRIO, Erika falou sobre o momento de desaceleração econômica no Brasil, tendências dos mercados de lazer e corporativo, particularidades do Ipanema Plaza Hotel, entre outros assuntos. Confira:

DIÁRIO – Erika, você poderia apresentar alguns aspectos que mudaram no processo de reserva no último ano, principalmente com a recessão econômica nacional? (exemplo: menos dias hospedados, número menor de integrantes de um grupo corporativo, gastos fora do hotel etc)

ERIKA BARRETO – Certamente, a hotelaria vem sentindo uma alteração na demanda geral, por segmento. A alta do dólar proporciona a vinda do mercado internacional (lazer), porém, não podemos negar que a cidade do Rio de Janeiro é um destino muito caro em relação a outros que também ficam no Brasil e oferecem os mesmos encantos naturais. Outro segmento muito afetado é o do mercado corporativo, que desacelerou fortemente, tendo em vista que os executivos fazem um ‘bate-volta’ nas viagens de negócios, para minimizar os custos das empresas em contenção.

A experiência profissional de Erika é baseada no trade de turismo e eventos. (Foto: divulgação)
A experiência profissional de Erika é baseada no trade de turismo e eventos. (Foto: divulgação)

DIÁRIO – O hóspede nacional x hóspede internacional, quais são os números? E as procedências? 

ERIKA BARRETO – O hóspede nacional representa 60% da nossa ocupação e o internacional, 40%, nessa ordem: Brasil, Argentina e Estados Unidos.

DIÁRIO – Os salões (Pierre) podem acomodar até quantas pessoas em um congresso, simultaneamente? E quais são os principais eventos para os próximos meses já bloqueados? 

ERIKA BARRETO – Os salões de eventos comportam até 200 pessoas, simultaneamente. Temos eventos fechados com várias empresas, já fidelizadas há anos com o hotel, como TV Globo, L’Oréal, OAB, Duratex, Pfizer, Novartis, entre outras.

DIÁRIO – Por ser um hotel classificado como quatro estrelas, o Ipanema Plaza tem preços competitivos? Qual a baliza que vocês utilizam para calcular a tarifa? Qual a força do câmbio nessas definições? 

ERIKA BARRETO – No momento atual, de grandes adversidades econômicas, temos que acompanhar as tendências e perspectivas do mercado, sem deixar de levar em consideração a concorrência (Market Share), que, diariamente, nos obriga a praticar a flutuação de tarifas, de acordo com o segmento de mercado.

DIÁRIO – Pode falar sobre sua experiência profissional?

ERIKA BARRETO – Minha experiência profissional é baseada no trade de turismo e eventos, onde atuei na área de gestão comercial das seguintes empresas: Protel ADM Hoteleira, Centro de Convenções SulAmérica, Rede Windsor de Hotéis, Transamérica Barra, Pousada das Araras (Araras), Hotel Fazenda da Gamela (Cantagalo), Hotel do Frade (Angra dos Reis) e Rede Luxor de Hotéis.

Piscina do Ipanema Plaza Hotel. (Foto: Wagner Ziegelmeyer)
Piscina do Ipanema Plaza Hotel. (Foto: Wagner Ziegelmeyer)

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque