O período da Piracema começa a partir do dia 1º de novembro na maior parte dos estados brasileiros; conheça
Por Patricia de Campos
De origem Tupi, a palavra Piracema significa, literalmente, “subida dos peixes” – “pira” denota “peixe” e “cema”, “subida”, deslocamento rio acima, o que faz parte do ciclo reprodutivo de muitas espécies.
Destinos como Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que atraem grande público da pesca esportiva, têm a suspensão total da pesca nesse período, não havendo sequer a possibilidade da prática do “pesque e solte”.
Veja também as mais lidas do DT
Mesmo com a baixa dos rios devido a falta de chuvas, o Mato Grosso do Sul tem recebido vários pescadores, se mantendo entre os principais destinos de pesca do país.
Durante o período, a fiscalização promete ser bastante severa. O efetivo policial foi aumentado e as ações de fiscalização acontecerão, inclusive, com uso de drones.
A pesca só é autorizada em alguns casos excepcionais, como a pesca científica e a pesca de subsistência de pescadores ribeirinhos e profissionais. A resolução SEMAC 24, de 2011, libera a retirada de um exemplar de peixe ou até 3 quilos de pescados dos rios.
O Lontra Pantanal Hotel, às margens do rio Miranda, na divisa dos municípios de Corumbá e Miranda, é um dos hotéis que investe na infraestrutura para receber pescadores e famílias que tem na pesca esportiva um hobby, contando com barcos, motores e piloteiros.
Ainda é possível fazer reservas para pesca até o dia 1º de novembro. A partir dessa data o Lontra Pantanal Hotel continua recebendo hóspedes, passando a ter um foco de ecoturismo, com passeios e atividades pantaneiras. O hotel tem estrutura para receber desde casais até grupos.
O Lontra Pantanal Hotel tem parceria com a Movida Locadora de Veículos, que contempla os hóspedes com desconto na locação de carro feita através do site.
Nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o período do defeso já começou e perdura até o mês de janeiro; já em Roraima, o período acontece de março a junho.