Espírito Santo voltará a receber cruzeiros marítimos

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

O Espírito Santo está se preparando para voltar à rota dos cruzeiros marítimos no Brasil. A capital Vitória, localizada entre duas grandes capitais marítimas, Rio de Janeiro e Salvador, está estrategicamente posicionada para receber transatlânticos e potencializar o fluxo turístico na região. O projeto, da Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com a prefeitura local e a iniciativa privada, prevê a retomada de cruzeiristas no verão de 2017.

Há três anos o estado não recebe esse tipo de embarcação. Navios de grande porte não podem passar pelo estreito canal de acesso ao Porto de Vitória. A proposta agora é trocar o local de ancoragem dos cruzeiros, passando para a região da Praça do Papa, na Enseada do Suá, a cerca de seis quilômetros do Porto.

Veja também as mais lidas do DT

O local é estratégico para receber turistas, segundo o secretário estadual de Turismo, José Sales Filho. “É uma área que facilita o deslocamento e que está muito próximo de grandes atrativos turísticos, como o Horto Mercado, o centro de visitação do Projeto Tamar, o Shopping Vitória, as praias da Ilha do Boi e da Praia do Canto, além do complexo cultural Cais das Artes, que será inaugurado no próximo ano”, disse. Segundo ele, o local não exige a construção de uma grande estrutura de terminal de turistas. Os navios ficarão ancorados no mar e, de lá, pequenos barcos trarão os turistas”, completa.

De acordo com o estudo da secretaria de turismo do estado, na temporada 2014/2015, a ilha de Vitória recebeu cruzeiros internacionais que fizeram escala na cidade, com quase três mil tripulantes e passageiros estrangeiros. Desses, 21% eram americanos e 16% canadenses. A maioria tinha acima de 60 anos (75,3%) e quase todos estavam conhecendo a cidade pela primeira vez (97,8%). Do total, 93,3% disseram que recomendariam a visita à cidade.

O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar), Marco Ferraz, estima que a volta dos transatlânticos deve injetar cerca de R$ 20 milhões na economia do estado. Segundo ele, com as mudanças, a expectativa é de que cerca de 100 mil turistas passem pelo estado apenas em uma temporada.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade