A ABETA promoveu neste sábado, 27 de setembro, a palestra “Esse parque é seu! O uso público das unidades de conservação”, com Edilaine Abreu do Instituto Semeia.
Um dos focos principais da fala da palestrante foi chamar a atenção da população que vive no entorno das unidades de conservação, que os cuidados com o patrimônio geram benefícios para a própria comunidade. Outro ponto bastante abordado foram as parcerias público privadas (PPP), onde o governo firmas parcerias com entidades privadas para gestão e conservação dos parques.
“As PPP’s são ótimas opções para a arrecadação de recursos para a conservação de parques, já que o Ministério do Meio Ambiente não recebe o financiamento necessário para investimento”, apontou Edilaine, depois de mostrar que no ano de 2013, o repasse do governo federal para o MMA foi de apenas 0,12% de gastos por hectare.
Veja também as mais lidas do DT
Em comparação com o investimento em parques dos Estados Unidos, esse número é 35 vezes menor.
O Instituto Semeia é uma ONG que exerce o papel de articulador na construção de projetos para o melhoramento na gestão dos parques. Também são feitas pesquisas e estudos para coleta de dados.
O último edital feito pela ONG, está pronto para ser lançado ao governo, mas é necessário um trabalho de divulgação para atrair parcerias.