De acordo com um estudo elaborado pela Civil Service College de Cingapura e a Chapman University, São Paulo é a cidade mais influente da América Latina. O ranking, encabeçado por Londres, Nova York e Paris, avaliou 50 metrópoles globais, sendo a capital paulista, que ocupou a 23ª colocação, a única cidade brasileira a ser mencionada.
O levantamento, no qual São Paulo foi descrita como "capital da América Latina", levou em questão critérios como conectividade aérea, diversidade, investimento estrangeiro direto, sedes de empresas, produção de serviços, serviços financeiros, tecnologia e mídia, e dominação industrial.
A cidade apareceu ainda em outra lista presente no relatório, a de 20 melhores lugares para se começar um negócio no ramo da tecnologia, apurada pela Startup Genome, em que conquistou o 13° lugar.
Veja também as mais lidas do DT
Mirante Itália, um dos principais pontos turísticos da cidade. Foto: José Cordeiro/ SPTuris |
Apenas outras duas metrópoles latino-americanas foram contempladas pelo estudo: a Cidade do México e Buenos Aires, que ficaram com a 41ª e a 44ª posições, respectivamente. Confira abaixo a lista das dez cidades mais influentes do mundo:
1ª – Londres, Inglaterra.
2ª– Nova York, Estados Unidos.
3ª – Paris, França.
4ª– Cingapura.
5ª– Tóquio, Japão.
6ª– Hong Kong, China.
7ª– Dubai, Emirados Árabes.
8ª– Pequim, China.
9ª– Sydney, Austrália.
10ª (empate) – Los Angeles, Estados Unidos / São Francisco, Estados Unidos / Toronto, Canadá