O Departamento de Estado dos EUA afirmou nesta quarta-feira (17) que não espera que o sistema de concessão de vistos a estrangeiros, que está com problemas técnicos desde o último dia 15, volte a funcionar antes da próxima semana.
“Nossa divisão de assuntos consulares continua a experimentar problemas com o sistema de visto. Trata-se de um problema global e estamos trabalhando contra o relógio para resolvê-lo”, afirmou o porta-voz John Kirby.
“Dito isto, como o trabalho vai ser duro, não esperamos que o sistema volte a ficar online antes da próxima semana”, completou.
Veja também as mais lidas do DT
Kirby afirmou ainda que mais de 100 especialistas dos setores público e privado estão tentando resolver o problema e que ele não poderia dar mais detalhes sobre a questão neste momento.
Problemas técnicos
Uma falha técnica prejudica a emissão de vistos americanos no mundo todo e afeta pedidos feitos depois de 8 de junho.
A divisão de assuntos consulares dos EUA afirma que o problema não é específico de nenhum país. “Pedimos desculpas pela inconveniência e estamos trabalhando arduamente para sanar o problema e restaurar as operações por completo”, disse um comunicado da Embaixada.
No Brasil
A Embaixada dos EUA no Brasil informou na terça-feira (16) que os viajantes com entrevistas agendadas em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife na quinta (18) e na sexta (19) não devem comparecer ao consulado. A representação diplomática já havia cancelado as entrevistas desta quarta (17) na capital paulista.
Os solicitantes que tiveram a entrevista adiada receberão os detalhes de como reagendá-la.
Segundo a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, essas pessoas terão de acessar novamente o sistema de emissão de vistos pela internet e escolher uma nova data, a partir do dia 20, para ir à seção diplomática onde fizeram a solicitação.
Depois do pedido de agendamento, o consulado emite em até cinco dias úteis a confirmação para a nova entrevista.
Nos casos de urgência – negócios, tratamento médico ou morte –, há a possibilidade de o processo ser agilizado. O interessado terá de comprovar o motivo da urgência quando solicitado. As instruções estão neste link. (Reuters)